Em entrevista para a CNN, Kristen Stewart comentou como foi trabalhar com Rose Glass, diretora de Love Lies Bleeding, e o que aprendeu com ela. Leia mais:

Fazer um filme acontecer é difícil. Pergunte para Kristen Stewart.

Sua estreia como diretora, The Chronology of Water, esteve presa no inferno do desenvolvimento, lutando para encontrar financiamento, chegando ao ponto em que ela tomou uma atitude em janeiro e disse para a Variety que não faria outro filme até fazer o dela.

Enquanto a indústria avalia essa ameaça, o público pode aproveitar as próximas atuações de Stewart em Love Me e Love Lies Bleeding, duas histórias muito diferentes em que as personagens dela se apaixonam perdidamente e fazem escolhas questionáveis para manter o romance vivo.

O último, um pedaço recheado de cultura americana escrito e dirigido pela britânica Rose Glass, chega aos cinemas dos Estados Unidos neste mês e apresenta Stewart no papel de Lou, uma gerente de academia apaixonada por uma aspirante a fisiculturista, Jackie (Katy M. O’Brian). O caso de amor entre as duas é ameaçado quando se envolvem na família criminosa de Lou, liderada pelo grisalho Ed Harris, que comanda a pequena cidade em Novo México nos anos 80.

O thriller, como Bonnie e Clyde no estilo dos irmãos Coen, é tanto cinema retrô quanto futurista, um romance queer com sujeira por baixo da unha que pulsa com intenções violentas. Além de mais um mostruário para Stewart, a atriz contou para a CNN que aprendeu muitas coisas trabalhando com Glass. “O que aprendi com isso? Nem todo mundo deveria continuar dirigindo. Ela deveria.”

Stewart sabe do que fala. Uma ex-atriz mirim que liderou com sucesso uma grande franquia antes de mudar para o cinema artístico, Stewart tem experiência para contar mais do que algumas histórias de guerra da vida nas trincheiras do cinema moderno. Ela trabalhou com David Cronenberg, Pablo Larraín, Olivier Assayas e Kelly Reichardt, tem uma indicação ao Oscar e ganhou um César, o equivalente francês — a primeira atriz americana a ganhar um.

Glass tinha acabado de estrear com Saint Maud e só tinha Stewart em mente para Lou. “Love Lies Bleeding foi um grande salto na escala,” contou a diretora para a CNN em uma entrevista com Stewart e O’Brian, “mas encontrei muito incentivo, especialmente para os aspectos mais malucos do filme.”

O roteiro combina um humor ácido e abandono sexual com banhos de sangue ocasionais e fantasmagoria em um enredo parcialmente motivado pelo efeito dos esteroides injetados pela fisiculturista de O’Brian. Stewart entrou de cabeça nas filmagens em Albuquerque no verão de 2022. “Confio nas escolhas dela, nos instintos, nas opiniões, nos gostos… tudo”, disse ela.

“Me senti completamente nas mãos de Rose”, disse Stewart. “Não me sinto assim sempre com diretores. Acho que, como atriz, estou ficando muito irritante. Não confio em todo mundo. Então, foi divertido confiar completamente nela.”

“Há uma delicadeza e um canal aberto de comunicação que é muito legal de ver, que é… não quero ser muito binária, mas é muito feminino”, elaborou a atriz. “E foi divertido vê-la comandar uma experiência tão maluca… estar muito no controle de algo que estava fora de controle.”

Seu relacionamento com Glass é um que ela espera imitar algum dia.

“Se tivesse uma lição para tirar desse filme, diria que é encontrar pessoas que realmente gostam de você. Você precisa encontrar pessoas que realmente querem desistir de si mesmas… de seus pensamentos, seus corpos”, explicou ela.

“Queria oferecer tudo para Rose, para que ela pudesse pegar e fazer o que quisesse, e isso não tinha nada a ver com o que eu queria fazer”, explicou Stewart. “Mas de alguma forma esses instintos se casam e um filme acontece. E quero estar do outro lado disso.”

Uma coisa que a equipe não deve esperar se e quando Stewart se encontrar na cadeira do diretor é muito tempo de inatividade. A conversa segue para O’Brian comparando suas experiências no deserto do Novo México com as produções da Marvel e da Disney (a atriz já teve papéis coadjuvantes em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e The Mandalorian).

“Temos muito tempo livre em um set da Marvel,” disse O’Brian, “você só…”

“… respira”, Stewart interrompe.

“É mais descontraído”, O’Brian oferece.

“É chato”, responde a colega de elenco.

Stewart não gosta de ficar esperando. Indústria cinematográfica, anote.

Fonte | Tradução: Equipe Kristen Stewart Brasil