ComingSoon visita o set de Happiest Season
21, nov
postado por KSBR Staff

No início do ano, durante as filmagens de Happiest Season, alguns sites foram convidados a visitar o set do filme natalino e entrevista o elenco e diretora do filme. Confira abaixo mais uma visita traduzida:

Era fevereiro de 2020, mas o Natal havia chegado mais cedo em Pittsburgh, Pensilvânia, na forma de Happiest Season, e ComingSoon.net estava lá para captar as vibrações do Natal para o segundo projeto de Clea DuVall na cadeira do diretor.

Esta comédia romântica orgulhosamente queer, estrela Kristen Stewart e Mackenzie Davis como um casal de lésbicas, coabitando alegremente no moderno bairro de Lawrenceville. Com o feriado se aproximando rapidamente, as duas estão considerando grandes passos em seu relacionamento. Abby (Stewart) está planejando fazer a proposta de casamento e até comprou um anel para a ocasião. Pela primeira vez, Harper (Mackenzie Davis) está trazendo sua namorada para casa no Natal. Esse pode ser o momento perfeito para um pedido de casamento – exceto que Harper ainda não saiu d0 armário para sua família. Isso coloca Abby na situação embaraçosa de ser a ”amiga de longa data” em reuniões de família, e conforme você assiste isso de maneira desconfortante, os pais de Harper (Mary Steenburgen e Victor Garber) pressionam fortemente para ela se reencontrar com seu namorado do colégio, Connor (Jake McDorman).

Embora existam muitas comédias românticas centradas nas festas, relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo raramente têm sido o foco. Isso, por si só, torna a Happiest Season um filme único. Isso também o tornou pessoal para a co-roteirista e diretora do filme, Clea DuVall. Dois dias antes do final da produção, ela se sentou com um bando de repórteres, todos reunidos ao lado de uma árvore de Natal em um restaurante com painéis de madeira fora de Pittsburgh, para compartilhar como esse projeto surgiu.

“Adoro filmes de Natal”, começou DuVall. “Eu amo como eles se tornam parte de nossas vidas de uma forma em que outros filmes simplesmente não fazem. E eu nunca tinha visto minha experiência representada, como homossexual e como alguém que passava a maior parte das minhas férias com a família de outras pessoas. Eu senti que era um espaço muito rico para atuar.”

Stewart concordou sinceramente. Em uma entrevista em pares com Davis, ela falou sobre como a leviandade inerente ao gênero de comédia romântica natalina é parte do que a atraiu para Happiest Season. “Eu amei o roteiro. Foi um grande alívio”, explicou a atriz abertamente queer, “parecia que não se sentia obrigada a se esforçar demais”.

Enquanto Happiest Season segue uma longa linha de histórias de aceitação, ele se mantém fiel à alegria do feriado e não se aprofunda no drama. “Não há vilão nenhum,” Davis compartilhou, observando que os pais de Harper nem mesmo são homofóbicos. Eles simplesmente não foram “expostos” à verdade dela ainda.

Stewart ficou abismada com a diversidade do filme, não apenas na representação, mas também no tom de como ele se forma. “Não precisa ser tudo sobre o quanto dói não ser aceito do jeito que você é, mesmo que isso seja um elemento [de sua história],” declarou Stewart. “Foi isso que me fez sentir um alívio,” explicou ela, “que não foi tipo, ‘Oh, seus pobres homossexuais!’”

Com um brilho nos olhos e seu sorriso torto característico, Stewart acrescentou: “[Happiest Season] é uma história de amor realmente linda – e uma história de revelação – sobre duas mulheres que ainda não existe… Eu teria ficado com tanto ciúme – e também muito animada – por ver isso acontecer sem mim. Mas eu pertenço aqui, porra.”

Na verdade ela faz realmente parte.

DuVall reuniu um elenco incrível que se orgulha de seus artistas, incluindo Stewart, Victor Garber e Dan Levy (de Schitt’s Creek, que domina o Emmy). Sobre suas escolhas de elenco, a escritora/diretora lésbica disse: “Foi muito importante para mim neste filme ter todos os diferentes tipos de representação: ter atores gays interpretando papéis gays e atores gays interpretando papéis heterossexuais e atores heterossexuais desempenhando papéis gays. Ter tudo isso – eu acho – é muito importante, porque também sou uma atriz que interpretou muitos papéis heterossexuais e gays e todos os tipos de coisas diferentes. Eu realmente queria encorajar isso no meu elenco.”

Ela também trouxe a representação queer para o plano de fundo, convocando a comunidade LGBTQIA+ de Pittsburgh para uma cena de grande clube a ser filmada no último dia de produção do filme. “Acontece em um bar gay,” DuVall revelou sobre a cena ainda a ser filmada, “e eu realmente gostaria de ter a comunidade conosco e nos apoiar e ser parte dessa cena específica. E também, no nosso último dia, acho que seria uma maneira muito boa de sair.” Com uma estrondosa de celebração, por assim dizer!

No entanto, você não precisa fazer parte do cenário da comunidade LGBT ou ser versado em sua cultura para aproveitar a este filme. Repetidamente, o elenco e a equipe técnica enfatizaram que esta é uma história universal em sua essência. Davis explicou sobre a jornada de Harper: “Embora seja definitivamente uma história de revelação, é também essa história é de amadurecimento de ter que unir sua identidade de adulto com sua identidade dentro de sua unidade familiar, e como você tem que regredir um pouco antes de poder unir essas duas personalidades, porque sua família pode não estar pronta para aceitar seu eu adulto.”

Esse arco se reflete nas linhas das irmãs mais velhas de Harper, Sloane e Jane, interpretadas por Alison Brie e a co-escritora de Happiest Season, Mary Holland. Em uma entrevista com Garber e Steenburgen, foram dados detalhes sobre como cada filha está indo contra as expectativas de seus pais. “Assim, cada uma de nossas filhas passa por uma jornada, e nós fazemos uma jornada com elas”, explicou Steenburgen, observando: “É engraçado, mas quando eu realmente penso em minha própria família, há uma versão de todas essas histórias trançadas. Na maioria de nossas famílias, todos nós temos alguém que tem medo de contar a verdade sobre alguma história. E [há] pais, que têm ideias absurdas sobre o que a vida deve ser. Há muito humor e verdade nisso.”

Com um sorriso caloroso, Garber acrescentou: “Haverá muitas crianças que serão afetadas por isso da maneira certa e dirão ‘Não estou sozinho’. Não bate na sua cabeça. É tão doce e gentil, como um filme de Natal deveria ser.”

O poder do filme de Natal é inegável. Steenburgen teve uma carreira histórica, lidando com muitos gêneros diferentes e ganhando elogios, bem como um Oscar. No entanto, ela nos disse que as reações que obtém por causa da Elf são distintas. “Eu amo este gênero”, declarou ela, “porque você recebe feedback diferente de seus fãs e das pessoas sobre os filmes de Natal do que qualquer outra coisa”.

“[Os filmes de Natal] costumam ser vistos como uma família”, ela continuou, “as pessoas costumam ter uma tradição em torno disso. E há algo tão adorável nisso.” Steenburgen observou que se orgulhava de fazer Happiest Season como fez em seu filme, Filadélfia, um drama contundente de 1993 que desafiou a homofobia. “Vendo o impacto que [o filme] teve nas famílias que não estavam acostumadas com a ideia de alguém ser gay”, disse ela, “foi importante para mim estar no que acredito ser o primeiro filme de férias que tem um casal gay o centro de tudo – ao contrário do cunhado de alguém ou o que seja.”

Finalmente, Holland falou com ela e com as esperanças de DuVall de como Happiest Season poderia ser recebido.

“Nós duas realmente queríamos fazer um filme clássico de Natal; um que fosse acessível a todos ”, explicou. “Estou tão emocionado por termos essa representação [LGBTQA +] porque já deveria ter sido feita há muito tempo. Eu realmente espero que, ao torná-lo compreensível para todos os públicos, ajude a incutir esse tipo de aceitação e compreensão e uma conversa mais ampla. Queríamos que fosse algo que tivesse uma boa representação, mas também fosse tão divertido e identificável para todos”.

Fonte | Tradução: Equipe Kristen Stewart Brasil

Kristen Stewart e Mackenzie Davis conversaram com o The Guardian sobre Happiest Season, a amizade entre as duas, a abundância repentina de conteúdo queer e até debatem sobre Simplesmente Amor. Confira:

”É um filme natalino gay,” diz Kristen Stewart. ”E eu sei que é irritante rotular isso logo de cara, mas, para mim, isso é extremamente atrativo e parece como… um grande alívio.”

Silenciosamente e discretamente, Happiest Season parece grande coisa. É uma comédia romântica festiva, dirigita por Clea DuVall, e estrela Mackenzie Davis como Harper e Stewart como Abby, um casal forçado a viajar até a família rica e conservadora de Harper no Natal. Durante cinco dias frenéticos, elas têm que fingir ser amigas que moram no mesmo apartamento, por medo dos pais de Harper descobrirem que elas estão juntas. Embora esses ingredientes possam criar um drama potencialmente pesado, Happiest Season os transforma em comédia, encontrando momentos tocantes em meio ao caos e estupidez escritos intensamente. É engraçada, ambiciosa e é a primeira comédia romantica natalina gay convencional.

”Não existe nenhuma comédia romântica com personagens principais queer?” pergunta Davis, soando incerta.

”Isso provavelmente não é verdade,” diz Stewart. ”Mas duas garotas em um filme de Natal? De um estúdio como a Sony? Absolutamente não.” Ela faz nuh-uh para dar ênfase. ”Digo, não desenvolvi essa experiência. Não estou dizendo: ‘Somos os primeiros!’ Estou elogiando as pessoas que criaram isso.”

Em 2017, Stewart foi anfitriã do Saturday Night Live, dizendo para o público que ela era ”muito gay, cara.” Ela diz que quando era mais nova, não tinha um filme assim. ”Eu não cresci com um filme que tinha uma ambição tão ampla, que tinha duas mulheres no centro de uma história de amor, e não nesse formato. Não quero dizer que não houve nenhum conteúdo queer nos últimos anos que fosse muito bonito e realmente importante. Mas ao mesmo tempo, não é algo com o qual cresci, e eu adoraria. Então é bom fazer parte disso.”

As duas estão falando de suas respectivas casas em Los Angeles, apesar de Davis estar fazendo as malas para deixar a dela. Nós nos falamos em setembro, quando as queimadas estavam devastando a área e as pessoas foram aconselhadas a ficar em casa. ”Mackenzie está descarregando sua máquina de lavar louças, e eu estou sentada no meu quarto,” diz Stewart, enquanto os pratos tilintam no fundo. ”Você vai ouvir muito barulho de fundo,” avisa Davis.

Elas claramente se dão bem. ”Merda, Mackenzie, o que foi aquilo que você disse que eu achei muito engraçado?” diz Stewart em um momento.

”Eu te amo e estou apaixonada por você?” responde Davis, séria.

”Iiiisso. Então, nós nos amamos, estamos apaixonadas uma pela outra, e fizemos esse filme sobre pessoas amando uma a outra,” brinca Stewart.

Stewart assinou para Happiest Season primeiro, depois que DuVall voou até a Alemanha, onde Stewart estava trabalhando, para persuadi-la a embarcar no filme. ”Nós falamos sobre quem poderíamos achar como parceira para a Abby, e falamos sobre várias pessoas, até que chegamos na Mackenzie e percebemos que não havia literalmente mais ninguém. Felizmente ela queria fazer isso.”

Por que precisava ser Davis? ”É uma pergunta que gosto de responder porque você não pode falar essas coisas sobre si mesmo,” diz Stewart. ”Ela é uma pessoa tão real. Eu queria que esse casal, e o jeito que interpretássemos esses indivíduos, fosse realmente casual, meio que com confiança. E Mackenzie é engraçada e contagiante, ela tem essa confiança que eu acho contagiante.” As duas concordam que a química nunca pareceu forçada. ”Foi muito importante para mim mostrar um casal queer se sentindo bem e confortável em sua própria pele. Eu não posso assistir esse filme e sentir que é mentira. De qualquer forma, felizmente, a Mackenzie existe e pronto.”

Elas filmaram Happiest Season em Pittsburgh em janeiro e fevereiro, com a pandemia pairando fora de foco, e conseguiram terminar antes de tudo fechar. ”Nós estávamos assistindo a pandemia chegar que nem idiotas,” lembra Davis. ”Estamos do mesmo jeito com as queimadas em LA ou a mudança climática em geral, se está queimando do outro lado da cidade, você fica: ‘Oh, isso é terrível.’ Mas você não muda seu comportamento em nada. E então a fumaça chega na sua vizinhança e você pensa: ‘Eu simplesmente não vou lá fora.’ Nós temos uma reação tão atrasada com as coisas. É chocante.”

Stewart diz que esse filme ”é o único que eu não me sentiria estranha sobre lançar agora.” Ela aponta que foi feito antes do mundo mudar drasticamente. ”Então não é tipo” – ela faz uma voz brincalhona – ”’É nisso que estamos trabalhando agora!’ Porque, na verdade, esse filme vem de um lugar tão afetuoso e com boas intenções. Um bonito filme natalino sobre união, uma família ficando do outro lado de um mal entendido. Não me faz ficar: por que não estamos falando de coisas melhores agora? Porque essa é uma conversa válida e relevante.”

Ela diz que já se sentiu desconfortável sobre divulgar um filme ou trabalho, no contexto do que mais está acontecendo no mundo. ”Eu tive que ir na Ellen um dia depois da eleição do Trump, e eu estava emotiva e louca. Já tive experiências onde pensei, ‘Isso é estúpido e não quero fazer isso agora.’ Enquanto com esse filme, não parece estúpido para mim.”

Nos últimos dois anos, tem sido difícil não notar que há mais filmes grandes com relacionamentos femininos do mesmo sexo, embora seja importante notar que a escassez anterior faria qualquer coisa parecer excesso. Ainda assim, de filmes independentes até a Netflix, os personagens LGBTQ+ estão nas telas em um número maior do que antes. Por que isso? “Acho que é evidência do progresso e do desejo,” diz Stewart. ”Sabe, um passo de cada vez. É obvio para qualquer pessoa que já se envolveu com esse pensamento que a resposta seria: porque estamos desejando isso, obviamente, então precisa existir mais.”

Davis adiciona que, já que demora para fazerem os filmes e então estrearem, ”essas decisões foram feitas provavelmente três ou quatro anos atrás. Então existe esse atraso onde estamos comemorando agora.” Em 2016, ela estrelou em San Junipero, um raro episódio de Black Mirror que foi otimista e doce, contando a história de duas mulheres que se conhecem e se apaixonam, de primeira, nos anos 80.

”Eu entrei nisso totalmente egoísta,” diz Davis. ”Eu queria trabalhar com essas pessoas e amei a história. Falhei em reconhecer a importância cultural porque eu não estava ciente da falta desse tipo de história no cânone queer.” Ou seja, uma história positiva, com um final feliz.

”Não foi até a estreia que eu fiquei, ‘Oh, merda, as pessoas estavam gritando por isso e agora existe uma representação positiva de um relacionamento queer que não – digo, spoiler, elas estão mortas – mas não termina em uma morte trágica. Há esse sentimento de renascimento, o que é lindo.”

Ela tem uma teoria. ”Ugh, isso vai me fazer soar como uma idiota babaca,” ela diz, cuidadosamente, mas se pergunta se San Junipero teve algo a ver com a nova onda. ”Talvez seja porque eu estava na mídia que estavam falando, mas era uma conversa que eu não estava ciente antes, e pareceu que as pessoas estavam realmente interessadas nessas histórias.” Isso não te faz soar como uma idiota. ”Eu não queria ficar tipo, ‘Bom, é por causa de San Junipero!” ela diz rindo. ”Não é mesmo. Eu acho que Charlie Brooker é alguém que estava fazendo algo antes que houvesse um clamor crítico e comercial por isso. E então acho que as pessoas experientes na indústria reconheceram que há um desejo comercial por essa coisa e atenderam o chamado. Entende?”

Stewart diz que quando ela viu San Junipero, ”chamou a minha atenção na época. Eu estava com a minha primeira namorada e ficamos: ‘Oh, isso está na TV, que loucura.’ Definitivamente foi algo que notei. E isso é tão legal e estranho, e agora, estou aqui com você fazendo uma entrevista.”

Happiest Season também está levantando outra bandeira, para as comédias românticas, embora em um formato mais pontiagudo – é uma história de amor, mas agradavelmente resistente ao sentimentalismo. Há uma discussão que o gênero está em declínio desde seu auge nos anos 90, eliminado pelas grandes franquias de super-heróis. Nós precisamos de mais comédias românticas? ”Eu não vi muitos filmes de super-heróis, mas egoisticamente, realmente prefiro comédias românticas,” diz Stewart. ”Mackenzie, você já fez os dois, você é uma super-heroína.”

Davis interpretou Grace, uma versão “aumentada” de uma soldada humana em O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio em 2019, mas ela prefere a versão não-aumentada. ”Vou falar sobre isso como parte do público. Eu tenho assistido muitas comédias românticas recentemente porque amo assistir filmes divertidos e digestíveis quando estou fazendo os afazeres domésticos. E você não pode sair porque a fumaça está muito densa em Los Angeles. Eu amo. Me sinto confortada por elas.”

”Eu não esperava essa resposta,” diz Stewart. ”Sério? Você tem assistido várias comédias românticas?”

”Bom, sim. Eu acabei de assistir Convidado Vitálico, que é daquela atriz de PEN15 [Maya Erskine], ela é muito boa. E então assisti a que eu acho ser a melhor comédia romântica de todos os tempos, Dormindo com as Outras Pessoas, de Leslye Headland. Mas existe esse tipo de amor perfeito e idealizado que é comunicado por meio de comédias românticas que eu acho um pouco perigoso,” diz Davis. ”Eu acho que nosso filme é tipo, o amor é difícil. E gosto que nosso filme seja romântico, e é uma comédia natalina, mas parece um pouco menos arrumado do que uma comédia romântica tradicional ou do que algumas que vi nas últimas semanas.”

”Realmente é,” adiciona Stewart. ”Tipo, Harry e Sally – Feitos Um para o Outro é a coisa mais assustadora e bagunçada até eles ficarem juntos, o que leva anos e anos.”

Fazer um filme natalino, romântico ou de outro jeito, pode ser um negócio arriscado. Happiest Season tem sucesso, mas outros não conseguiram. O que precisa para fazer um bom filme festive? ”Eu acho que um filme de Natal realmente bom parece vivido,” diz Stewart. ”Parece um pijama. Tipo, ‘Meu Deus, essas pessoas realmente se conhecem ao ponto de se odiar, e então se torna engraçado novamente.’ Geralmente, um bom filme de Natal… está pronto pra isso?” Ela faz uma voz boba: ”Te faz acreditar no Natal.”

Quanto aos seus favoritos, Davis diz que assistiu muito Esqueceram de Mim quando era pequena. ”E eu nunca me identifiquei como fã de Simplesmente Amor, mas acho que sou. Hugh Grant é tão talentoso. Se você assistir quatro performances de uma vez, ele é um artista brilhante. Acho que esse é meu filme de Natal.”

É uma escolha divisora, eu digo. As pessoas ou amam ou odeiam.

”Acho que estou no meio onde acho legal, mas não significa nada pra mim, acho ótimo. Por que as pessoas odeiam?” ela pergunta.

Bom, algumas pessoas acham a história do Andrew Lincoln esquisita.

”Oh, que ele rouba Keira Knightley do melhor amigo? Mas ele faz um monte de plaquinhas!”

Stewart interrompe. ”Eu provavelmente não deveria mencionar isso, mas foda-se. Eu também me sinto um pouco estranha sobre o cara que… Colin Firth vai atrás de alguém que ele nunca conversou. E eu entendo que o amor transcende as barreiras linguísticas, mas ao mesmo tempo… Eu não deveria ter dito isso.”

”Pessoal,” diz Davis, de repente. ”Preciso dizer uma coisa.”

”O que?” diz Stewart, assustada.

”Eu odeio Simplesmente Amor. Retiro o que eu disse antes.”

”Sinceramente, pareceu que eu estava cavando meu próprio buraco!” Diz Stewart. ”E então você apareceu e me ajudou, tipo você concorda. Eu não tenho um filme de Natal favorito. Acho que é a verdade sobre essa conversa. Mas eu já vi Simplesmente Amor.”

Demorou, mas conseguimos a verdade.

”Eu sei,” diz Davis, alegremente. ”Havia tanta performance acontecendo, e finalmente falamos tudo.”

Stewart soa aliviada. ”Você realmente é a minha pessoa favorita de todos os tempos.”

Fonte | Tradução: Equipe Kristen Stewart Brasil

Kristen Stewart compareceu à estreia de Happiest Season em formato drive-in em Los Angeles na noite de ontem (18). A diretora Clea DuVall e colegas de elenco como Alison Brie e Aubrey Plaza também estavam presentes. Confira fotos na galeria:

EVENTOS > PREMIERES > PREMIERES 2020 > (17/11) PREMIERE DE HAPPIEST SEASON EM LOS ANGELES

Durante as visitas ao set de Happiest Season, Kristen Stewart e Mackenzie Davis responderam ao PRIDE por que o filme é tão importante e como elas se sentem fazendo parte dele. Confira as respostas:

Em fevereiro, antes dos fechamentos por conta da pandemia, PRIDE visitou o set de Happiest Season e teve apenas uma pergunta para o elenco e equipe do filme revolucionário: Por que isso parece tão importante?

Comédia romântica queer é um conceito relativamente novo para grandes estúdios (apenas Com Amor, Simon vem na mente), e com alguns filmes natalinos LGBTQ+ no horizonte, parece um movimento que está ganhando impulso. Então, como é fazer parte desse momento inovador acontecendo agora, especialmente com um filme estrelando duas mulheres?

Mackenzie Davis: Acho ótimo.
Kristen Stewart: Acho maravilhoso.
MD: Quando começamos esse filme, pensamos, ‘Eu ficaria com tanta inveja se alguma outra pessoa estivesse fazendo isso e não nós.’ Não é pelo impacto social ou político, eu acho que é realmente ótimo e as pessoas que estão fazendo o filme são maravilhosas e todos os dias são cheios de risadas e alegria. Nunca me diverti tanto fazendo um filme. Então, sim, em um nível muito pessoal e não respondendo sua pergunta diretamente, é bom pra caralho. É realmente maravilhoso fazer parte de uma representação positive e não-trágica de uma história de amor queer que não precisa sempre ser uma enorme dificuldade e terminar em tragédia. A dificuldade é parte do gênero, não tem nada a ver com ser queer, o que eu acho um alívio.
KS: É tão legal ter esse sentimento de liberdade e diversão. É super contagioso. Acho que o jeito de espalhar o amor é dando amor. Existe essa indignação inerente que é um sentimento saudável e incrível de expressar, mas também é ótimo levar alguém gentilmente a algo bom. É legal vir para o trabalho e sentir que posso falar qualquer coisa. Não estou dizendo que tive experiências meio que inibidas por causa da falta de elementos queer em outros filmes que fiz, mas nesse, parece que somos tão visíveis um para o outro, tão compreendidos e, portanto, permitidos. É tão tolerante e é bom pra caralho.

Fonte | Tradução: Equipe Kristen Stewart Brasil

Kristen Stewart conversou com a VOGUE Austrália sobre seu mais recente filme, a comédia romântica natalina Happiest Season, onde ela estrela ao lado de Mackenzie Davis e é dirigida por Clea DuVall. Confira abaixo:

O que penso que todos nós podemos concordar é: março foi um mês ruim. Por isso que ninguém julgou quando, silenciosamente ao redor do mundo, as pessoas voltaram a montar suas árvores de Natal. Colocar a árvore de volta de qualquer lugar onde ela estava esquecida e ressuscitar e desembolar os enfeites parecia um jeito de pegar o mês ruim e encontrar uma abertura – aquela que deixe a luz entrar.

Árvores de Natal farão isso. Talvez seja olhar para coisas que brilham, talvez não tenha nada a ver com a árvore. Provavelmente é sobre os rituais; tirar as decorações das caixas e discutir sobre o local correto de colocar o anjo ou perceber que uma fileira de pisca-piscas está apagada segundos depois de enrolá-lo em cada galho. Essa é a mágica do Natal: memórias, união e a tensão entre tudo isso. Ou talvez a verdadeira mágica do Natal é que pode ser essas coisas, e todas as coisas, e nada ao mesmo tempo. É só o Natal.

Bom, esqueça março – Clea DuVall sente que ela está com sua árvore montada há dois anos. Esse é o tempo que a diretora passou imersa no espírito festivo enquanto fazia seu filme Happiest Season, uma adição muito atrasada no cânone de filmes natalinos. A comédia romântica conta a história de Abby (Kristen Stewart) que planeja propor casamento para sua namorada Harper (Mackenzie Davis) em uma festa anual de Natal, apenas para descobrir que Harper ainda não se assumiu para sua família. ”Me sinto como uma vizinha que deixou os enfeites de Natal por tempo demais.” DuVall diz, rindo. Estamos conversando no Zoom em setembro, o momento calmo no calendário antes que os supermercados comecem a tocar cantigas de Natal em uma exuberância perturbadora. ”Não vou mentir, uma parte de mim não está tão animada para decorar a árvore esse ano, mas com certeza vou me animar,” ela prevê.

DuVall sempre amou o Natal e filmes natalinos – ela assiste Férias Frustradas de Natal todo ano. ”Acho tão divertido. Até aqueles que não são muito bons, eu ainda os assisto,” DuVall diz. ”Mas nunca vi minha própria experiência representada.” Em sua vida inteira como mulher queer, ela nunca viu um filme natalino focado em um casal lésbico, seu romance desenrolando na frente de um pano de fundo de bengalas doces e caos. Comédias românticas sempre foram formuladas – apenas umas garotas, paradas na frente de uns rapazes, pedindo a eles que as amem. Mas filmes natalinos fazem essas comédias românticas clichês parecerem praticamente pioneirismo em comparação. Filmes natalinos são essencialmente as mesmas histórias sentimentais contadas repetidamente, um carrossel de casais héteros e brancos com famílias brancas se conectando e reconectando enquanto os dias passam em direção ao 25 de dezembro.

E nós amamos assistir. Há uma razão pela qual Esqueceram de Mim foi a bilheteria mais alta de 1990 e eu já assisti O Amor Não Tira Férias aproximadamente 250 vezes desde que Nancy Meyers o colocou no mundo. Ano passado, quase 100 novos filmes natalinos foram adicionados em plataformas de streaming. ”Nós gostamos de referências com Natal,” pensa Davis. Como Harper em Happiest Season, ela interpreta a filha de pais conservadores interpretados por Victor Garber e Mary Steenburgen. ”Nós gostamos de comer as mesmas comidas e fazer as mesmas rotinas e ter essa segurança,” ela diz.

Nós dependemos ainda mais dessas rotinas familiares desde que esse ano horrível começou com queimadas devastadoras e se tornou uma pandemia global. As rádios americanas começaram a tocar cantigas de Natal durante o lockdown; no espírito de ‘precisamos disso’, o canal Hallmark começou sua maratona de filmes natalinos meses antes. E então há Happiest Season, um abraço quente e afetuoso de um filme com uma mensagem festiva de aceitação em foco.

”Essa é uma história universal contada de uma perspectiva diferente,” afirma DuVall. É engraçado – e um pouco estranho, o que todas as comédias românticas são, se puderem. O filme brilha com romance, o tom é certo e o elenco é impecável. Em adição a Stewart, Davis, Garbert e Steenburgen, o filme também estrela Alison Brie, Aubrey Plaza e Dan Levy, o homem, o mito, a própria lenda de Schitt’s Creek. ”Algumas vezes os atores estavam se divertindo demais,” DuVall diz entusiasmada, ”e eu tinha que dizer ‘Pessoal, parem de brincar.’”

Tudo começou com Stewart, que foi a primeira atriz a se contratada e ”o coração do filme” diz DuVall. (”E eu nunca a vi fazendo o que ela faz nesse filme,” ela diz.) Como a diretora, Stewart teve sua própria jornada como uma mulher queer em Hollywood. ”Eu nunca cresci com um filme gay natalino,” Stewart reflete, o que parcialmente a levou até Happiest Season. Havia um sentimento de que DuVall estava criando algo especial: uma comédia romântica queer, ambientada durante a temporada festiva, produzida por um grande estúdio. Stewart assinou o contrato, sabendo que seus colegas de elenco teriam que estar tão comprometidos em contar essa história com a mesma empatia que ela. ”Não parecia que qualquer pessoa podia estar nesse filme,” explica Stewart. ”Parecia que [DuVall] precisava ter certeza de que todos dariam a cara a tapa… Não era um trabalho para qualquer um.”

Na primeira vez em que Stewart e Davis se conheceram, as duas já eram certeza como o casal. DuVall organizou um jantar para as três, o que seria visto por ela como um encontro às cegas desajeitado e angustiante. ”Eu também estava, notavelmente, muito nervosa,” adiciona Davis. ”E se eu fico nervosa, de um jeito positivo ou animado, eu fico um pouco maníaca.” Davis lembra rindo, bastante, o quanto ela não conseguia controlar sua risada. ”Eu não sei se foi a melhor primeira impressão da minha vida, mas tive muito tempo para corrigir depois disso,” ela diz. ”Você não espera que estrelas de cinema sejam legais… mas ela é ótima. E engraçada. E tão inteligente e curiosa. Eu ficava tipo: ‘Ooh, eu tenho uma quedinha de amizade pela Kristen.’ E então nos tornamos amigas!”

O sentimento foi mútuo. ”Foi tipo: ‘Hey, eu não conheço essa menina ainda, mas sei que quero,” Stewart lembra. ”Você é definitivamente a pessoa com quem quero fazer esse filme estranho, e ainda me sinto desse jeito. Eu quero colocar a Mackenzie em tudo o que eu fizer no futuro. Ela é uma carta na minha manga – é minha atriz favorita.” (”Estou corando agora,” Davis interrompe.)

Não poderíamos estar mais preparados para assistir um filme consolador e bobo de temporada esse ano. ”Quando vi o filme pela primeira vez, me senti consolada por ele,” diz Stewart. ”Provavelmente porque eu realmente gostei de fazê-lo, e sou totalmente suspeita para falar e sinto saudade de todos com quem trabalhei.” Stewart gostou tanto do tempo que passou no set que ficou inesperadamente emocionada no jantar de encerramento. ”Victor Garber se levantou para fazer um discurso,” ela lembra, ”e de repente estou chorando.”

Mas DuVall também acredita que o filme não poderia ter sido feito até esse momento, quando os estúdios estão finalmente respondendo pela representação faminta, barulhenta e urgente nas telas. ”Seremos todos melhores assim que nos abrirmos para perspectivas diferentes,” diz DuVall. É ainda mais importante fazer isso em um gênero tão atolado em tradição, como filmes festivos. ”As pessoas estarão vendo algo que estão acostumadas, somente um pouco diferente,” explica Dr Tobi Evans, expert em gênero e cultura pop, ”de um jeito que traz espaço para diferentes identidades e ajuda pessoas a se sentirem vistas.”

Nem todos os Natais são felizes, especialmente para aqueles na comunidade queer. ”Muitas pessoas não possuem experiência com famílias amorosas ou espírito de gentileza, e então o Natal pode ser um período muito difícil,” explica a psicóloga Danya Braunstein. ”Eu definitivamente compreendo,” DuVall diz. ”Esse filme é franco sobre as coisas boas e as não tão boas que as festas de fim de ano trazem.” Relacionamentos familiares podem ser tensos. O privado pode ser tornar público. Mas, basicamente, Happiest Season é um conto de amor. ”Ver uma representação positiva de uma história de amor queer que está oculta em humor, e um pouco de dificuldade, mas que termina com o triunfo – isso tudo é muito importante,” diz Davis.

”Em uma época onde estamos forçados a ficar desconectados fisicamente, estou procurando jeitos de nos encontrarmos novamente um com o outro,” adiciona DuVall. ”Quando assisto Happiest Season, me sinto esperançosa. Me faz sentir conectada.”

Fonte | Tradução: Equipe Kristen Stewart Brasil

Kristen Stewart e Clea DuVall conversam com a Variety sobre representação LGBTQ+ em filmes e o processo para fazer Happiest Season.

Clea DuVall cresceu amando filmes natalinos. Tendo morado em Los Angeles sua vida toda, a atriz e escritora/diretora de 43 anos sempre ansiava ver como a época do natal fazia a cidade parecer diferente. “Parece ser a coisa mais perto que L.A. tem de uma temporada e isso era algo que eu sempre esperava, como criança,” DuVall diz. “Porque, Deus, fica monótono.”

DuVall tem sido uma atriz onipresente em filmes e séries por anos – em dramas como “Garota, Interrompida,” “Argo” e “Carnivale,” e comédias como “Nunca fui Santa” e “Veep” – quando ela teve a ideia para “Happiest Season,” uma comédia romântica de natal com um casal lésbico como centro. “Eu nunca assisti um filme que realmente representasse minha experiência,” ela diz. “Qualquer personagem LGBTQ+, se existisse algum, eram coadjuvantes.”

Esse definitivamente não é o caso em “Happiest Season,” o segundo filme de DuVall como diretora após a dramédia “A intervenção”, lançado no Sundance, em 2016. Nele, Kristen Stewart (Abby) e Mmackenzie Davis (Harper) interpretam um casal prestes a noivar, até que Harper convida Abby para o Natal em sua casa, durante um momento de tanta felicidade, que ela esquece que ainda não assumiu sua orientação sexual para sua família. Harper então tem que recrutar uma Abby totalmente chateada, mas disposta, para manter seu segredo, prometendo que ela sairá do armário para seus pais (Victor Garber e Mary Steenburgen) depois dos feriados. (“Eles também acham que eu sou hétero,”, Abby diz a seu melhor amigo, John – interpretado por Daniel Levy – no telefone. Um incrédulo John pergunta, “eles já conheceram alguma lésbica?”)

Em “Happiest Season” – escrito por DuVall e Mary Holland (que também interpreta Jane, a irmã excêntrica da Harper) – mal-entendidos ocorrem, sentimentos são feridos e o relacionamento está em perigo. Tipo: como Stewart coloca, “a audiência deveria ficar com medo que elas não fiquem juntas, mas é uma comédia romântica – elas vão ficar juntas!”

É deliciosamente convencional, enquanto é também completamente subversivo por causa da trama queer nesse gênero. E se tudo for bem para “Happiest Season,” Abby e Harper devem tomar seu lugar ao lado dos casais de “Simplesmente Amor” e “Tudo em Família,” sempre assistidos nos feriados.

Faz 15 anos desde “O Segredo de Brokeback Mountain,” que arrecadou 178 milhões de dólares mundialmente – e provou que um filme sobre pessoas LGBTQ poderia ser um sucesso com o público. Certamente houve filmes íntimos queer como “Carol,” “Me Chame Pelo Seu Nome” e “A favorita,” provavelmente dando a impressão de abundância. Mas nenhum outro além do filme “Com amor, Simon,” de 2018, produzido pela agora falecida Fox 2000 e a próxima comédia romântica gay de Billy Eichner-Nicholas Stoller da Universal (a produção está parada por causa do coronavírus), o horizonte para produções queer de estúdios tem sido árido.

O que tornou mais significativo que “Happiest Season” foi financiado pela Tri-Star Pictures da Sony, desde do início. Antes da pandemia ter atrapalhado o lançamento nos cinemas, seria o primeiro filme LGBTQ de um estúdio de Hollywood, assim como um filme comercial – e a primeira comédia romântica queer de um estúdio. Adicione a isso a co-escritora/diretora DuVall e a estrela, Stewart, que são abertamente gays e o marco se torna mais importante.

“Eu fiquei tão feliz de ter sido convidada para participar de algo que não estava, por falta de um termo melhor, ‘escondendo os vegetais’,” Stewart diz. “Ao mesmo tempo, é apresentado de uma maneira que inversamente diferente de algo que parece medroso ou com raiva. É para frente e aberto. O que eu quero dizer é que não tem que ser essa coisa exagerada para ser politizado!”

Mas já que é 2020 e nós não podemos ter coisas legais, ficou claro que “Happiest Season” não poderia ser lançado nos Estados Unidos – não com a indústria de cinemas domésticos nesse estado de calamidade. Adequando-se, em outubro, Sony, enquanto mantendo os direitos para distribuição internacional, anunciou que vendeu “Happiest Season” para Hulu. O filme irá estrear no dia 25 de Novembro, no fim de semana do Thanksgiving.

É decepcionante, mas “No mundo que estamos vivendo, realmente parecer ser a melhor opção,” DuVall diz. Assim que ela terminou o filme, ela lutou com a ética de lançar um filme nos cinemas, enquanto o COVID continua a matar milhares no país. DuVall diz que a Sony a incluiu nas discussões sobre o que fazer e uma vez que Hulu se tornou a solução, ela se sentiu “aliviada.”

DuVall realmente quer que as pessoas vejam “Happiest Season,” é claro: “Mas eu não quero que elas arrisquem a coisa mais importante que eles têm para assistir.

DuVall tinha 13 anos quando ela começou a fazer aulas de atuação e se formou na County High School para artes em Los Angeles. Ela começou a frequentar audições aos 18 anos e rapidamente conseguiu papeis como convidada em séries de TV de sucesso (“ER,” “Buffy, a caçadora de vampiros”), seguindo para papeis maiores em filmes (“Mal posso esperar,” “Mistério na Faculdade”). Apesar dela ser assumidamente lésbica desde que era uma barista no Buzz Coffe em West Hollywood, publicamente ela ainda estava dentro do armário – principalmente ao ser mais reconhecida como atriz.

Então DuVall, mais do que qualquer um, está surpresa em se ver aqui – uma cineasta gay, divulgando sua comédia romântica natalina lésbica. Para ilustrar seu espanto, ela menciona o clássico cult de Jamie BabbitNunca fui Santa” (2000), parte do boom da década de 1990 de filmes indie gays e lésbicos, para usar a terminologia da época, o que ao lados doas produções da televisão “Na Real,” “Ellen” e “Will e Grace” era finalmente o início da representação da vida de pessoas queer.

Em “Nunca fui Santa,” DuVall interpreta Graham, uma adolescente lésbica de uma família rica enviada pra um acampamento criado para curar a homossexualidade. Lá, ela se apaixona por Megan (Natasha Lyonne), que não está bem com fingir que é hétero como Grafam está – e quer declarar o amor delas ao mundo.

DuVall diz: “Se você me dissesse quando nós estávamos fazendo “Nunca fui Santa” que eu estaria fora do armário, fazendo um filme gay, falando sobre como eu sou gay e que minhas experiências gay me ajudaram, eu diria que você é louca – o tamanho do medo que eu sentia na época e como eu queria esconder. E o quanto eu escondi.”

Babbit, amiga de DuVall (e minha também) diz que ela baseou Graham em DuVall, incluindo a determinação de permanecer no armário. Promover o filme era um ato de equilíbrio. “Eu estava tentando respeitar os limites dela, mas também convencendo ela a estar em todos carros alegóricos da parada Gay para imprensa,” Babbit diz com uma risada. “Não há um jeito fácil de estar dentro do armário. Você sempre faz sua família gay se sentir mal.”

E assim foi para DuVall por anos, mesmo com sua persona andrógina e seu efeito cáustico em filmes como “Nunca fui Santa” iria eventualmente resultar em um número infinito de gifs esperançosos no Tumblr.

O ponto de virada veio quando ela se sentou para escrever “A intervenção,” em 2012, sua estreia como diretora.

Era uma história de reencontro sobre um grupo de amigos no início da meia idade, se reunindo para um fim de semana de confrontações e revelações – e a uma pessoal também, já que DuVall tinha recentemente ficado sóbria. Quando ela estava escrevendo a personagem que ela iria interpretar, ela se lembra de pensar, “Bem, talvez minha personagem tem um namorado!”

Mas espera, ela queria criar uma personagem próxima dela – então DuVall controlou seus impulsos héteros, ritualizados por tantos anos. “Eu estava tipo, O que você está fazendo? Só escreve caralho!” ela diz.

Sua personagem, Jessie, termina sendo uma lésbica com fobia de compromisso, que, depois do fim de semana esclarecedor, torna-se disposta a desistir de seu jeito galinha para se mudar com sua namorada, Sarah (Interpretada por Lyonne, uma das melhores amigas de DuVall). “A intervenção” foi bem no Festival de Sundance em 2016, onde foi nomeado ao prêmio do Júri, e Melanie Lynskey (outra melhor amiga de DuVall) ganhou um prêmio de atuação. Foi vendido no festival para Paramount Home Media, estreando em agosto.

Mais importante, o filme deu a DuVall a oportunidade de sair do armário com facilidade. “Não é como se eu tivesse feito uma grande campanha, ou um a capa de revista ‘Sim, eu sou gay’, ou qualquer coisa do tipo,” DuVall diz. “Eu apenas comecei a viver a minha vida – sendo fotografada com minha parceira e não ficando preocupada com pronomes na entrevistas.

Se “A Intervenção” era o filme de estreia de DuVall – feito em 18 dias por 450,000 mil dólares – “Happiest Season” era algo maior. DuVall já tinha o roteiro delineado quando ela conheceu Holland em “Veep” durante a sexta temporada, na qual DuVall interpreta uma agente impassível, do serviço secreto, Marjorie Palmiotti, e Holland tinha um papel recorrente como a intrigante Shawnee Tanz. Elas se deram bem. “Escrever é tão solitário, especialmente escrever comédia,” DuVall diz. “Ela era basicamente uma estranha e eu estava tipo, ‘Ei, você quer trabalhar nessa coisa comigo?”

Após terminar o roteiro, elas começaram a trabalhar com o produtor Isaac Klausner na Temple Hill (Com amor, Simon), e procurou um estúdio para o filme. Eles se reuniram com “vários“, DuVall diz, mas “Sony foi o estúdio que viu o filme do mesmo jeito que eu via.”

DuVall fala sobre escalar as protagonistas, “e a Kristen parecia ser a única escolha para Abby.” Depois de enviar o roteiro, DuVall viajou para Alemanha, onde Stewart estava filmando o reboot de 2019 de “As Panteras”. “O roteiro me deixou curiosa sobre ela,” Stewart diz, notando a tendência de DuVall pela atuação dramática (“Veep” e “Nunca fui Santa” sendo as exceções). “Eu estava chocada que ela era tão boa na comédia, em escrever algo engraçado. Eu sempre levei ela a sério minha vida toda, você sabe o que eu quero dizer?”

Enquanto DuVall construía o resto do elenco, ela e Stewart conversaram sobre quem deveria interpretar a Harper, que DuVall diz “é o papel mais difícil de todo o filme.” Quando Davis (Halt and Catch Fire) conseguiu o papel, pareceu certo para Stewart: A personagem tem que ser tão conquistadora, Stewart diz, que a audiência vai acreditar “que eu não estaria no meio do filme tipo, ‘certo, eu estou saindo daqui'” Quanto a Davis “ela tem essa natureza aberta, extremamente boa, consciente e deliciosa,” Stewart adiciona. “Eu não consigo ficar com raiva dessa pessoa.”

Em vez de começar a produção em Pittsburgh na primavera de 2019, quando tudo foi acertado com a Sony, DuVall esperou para filmar no inverno. “A qualidade da luz é diferente e eu só queria que fosse real,” ela diz. Nesse intervalo, ela, Stewart e Davis puderam se encontrar: “Nós passamos bastante tempo falando sobre o roteiro e falando sobre as cenas e achando pequenas coisas para elas como casal. Foi uma experiência bem colaborativa e eu acho que transparece na tela.”

O público vai ver em breve – talvez durante discussões no Thanksgiving sobre quem mais rouba a cena (Aubrey Plaza como a namorada da escola de Harper, Holland como a maltratada Jane e Levy, em seu primeiro papel desde “Schitt’s Creek”, são todos apostas sólidas.)

E apesar de DuVall não ter se escalado dessa vez, ao contrário com “A Intervenção”, ela ainda está atuando em produções de outras pessoas. Embora ela não saiba ainda se vai estar na próxima temporada de “O Conto da Aia,” ela é atriz de dublagem, co-criadora e produtora executiva da próxima série animada da Fox “Housebroken,” sobre um cachorro que coordena um grupo de terapia numa vizinhaça de animais. (DuVall interpreta Elsa o corgir.) Seu próximo projeto em desenvolvimento é “High School,” uma adaptação da memória de 2019, de Tegan e Sara Quin. Trabalhando com Plan B e Amazon Studios para IMBb TV, DuVall já escreveu o piloto e dirigiu também.

Citando Céline Sciamma e Denis Villeneuve como diretores que ela admira, DuVall diz que ela amaria emular a carreira eclética de Danny Boyle: “Os filmes que ele faz são tão variados e você fica tipo, ‘Espera. Você esse filme esse filme e você fez aquele filme?'”

“Como uma atriz, eu realmente gosto de interpretar em todos os tipos de gêneros. E eu planejo fazer isso também como diretora.”

Stewart está animada para ver DuVall florescer. “Eu mal posso esperar o que ela vai fazer no futuro,” Stewart diz. “Ela é muito gentil ao persuadir todos a entender exatamente qual é seu plano, o que faz dela uma diretora poderosa. E seus interesses são tão diversos.”

“Então legal, você fez um de natal gay – que porra você vai fazer da próxima vez?”

Fonte | Tradução: Equipe Kristen Stewart Brasil

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