Kristen Stewart conversou com a W Magazine sobre a inspiração por trás de seu look para a noite mais importante do mundo da moda. Ela também compartilhou as lembranças que tem com Karl Lagerfeld, o estilista homenageado da noite. Leia:
Uma década atrás, Kristen Stewart tornou-se próxima de Karl Lagerfeld, que a adotou como uma de suas musas e a apontou como embaixadora da Chanel — um título que possui desde 2013. Esse relacionamento que fez o Met Gala de 2023, realizado em homenagem ao falecido estilista, muito mais do que outro evento com tapete vermelho para a atriz indicada ao Oscar.
Para homenagear Lagerfeld, Stewart optou por um terno que esteve em sua mente desde que apareceu pela primeira vez em 2016 no desfile cruise da Chanel em Cuba. Trabalhando com sua estilista Tara Swennen, a estrela completou o visual inspirado em roupas masculinas, que consistia em uma jaqueta de algodão, uma gravata preta e calça em gabardine com mocassins de dois tons e um cinto contendo os famosos C’s entrelaçados da maison. Para a beleza, ela colaborou com a maquiladora Jillian Dempsey e com o cabeleireiro Adir Abergel em um visual andrógino que honrou Lagerfeld além das roupas.
“Estávamos discutindo como ele nos influenciou como família e o que ele deixou em nossas vidas”, Abergel disse sobre como o impacto de Lagerfeld influenciou o cabelo curto e despenteado de Kristen. “A conclusão foi sobre como ele era direto ao ponto. Como o trabalho dele era sem artifícios. Queríamos retratar uma época. Parece que o mundo está pronto para abrir os olhos e tirar as máscaras. Fazer menos hoje pareceu como uma história mais completa.”
Aqui, em suas próprias palavras, Stewart discute como chegou até seu visual para a maior noite da moda e compartilha suas memórias com Lagerfeld.
Quais são os três adjetivos que você usaria para descrever Karl Lagerfeld?
Doce. Erudito. Virtuoso.Pode nos contar sobre a primeira vez que o encontrou?
Encontrei Karl pela primeira vez em um café em Paris enquanto fazia uma sessão de fotos com Mario Testino. Lembro-me das mãos fortes e da voz gentil no meu ouvido, fazendo comentários discretos sobre todos ao nosso redor. Criando uma redoma em nossa volta. Para alguém daquele calibre e respeito, fiquei tão impressionada com a humanidade fácil que ele demonstrou. Ele me deixou entrar. O mundo a qual ele pertencia, quando era compartilhado, era caloroso de uma maneira inesperada. O amor que ele tinha pelo trabalho, pela arte, pelas pessoas, pela cultura, pela beleza era tão profundo, expansivo, invejável e contagiante.Qual a melhor lembrança que você tem do Karl?
A primeira campanha que fotografamos para a coleção Paris-Dallas foi quando realmente pude passar um tempo colaborando com o Karl. De todas as pessoas que já me fotografaram, ele tem um dos olhares mais únicos, se não o olhar, que já capturou um momento comigo. Ele sabia exatamente quando via “um momento”. Karl não questionava ou controlava, ele facilitava, capturava e fazia tudo rápido. Eu sempre digo que coisas boas acontecem rápido. Me sentia parte da família quando trabalhava com ele. Sempre me senti vista pelo Karl. E o conheci quando era muito nova. Então, parecia uma generosidade. Ainda sou muito grata por isso e pela lembrança.De que forma o look que você usou no Met Gala é icônico para a Chanel?
Karl sempre desenhou algumas roupas masculinas que desfilavam quase no final. Eu sempre ficava animada para ver. Os seguranças gostosões dele eram os modelos, era muito divertido. Acho que é a referência perfeita para o quanto ele amava o colarinho alto e a gravata preta. Quando esse look apareceu no desfile em Cuba, eu precisei ir ao baile do Met, e me lembro de ficar com tanto ciúme e tão apaixonada por esse terno. Poder usá-lo no Met foi como completar um círculo.Como foi compartilhar essa celebração ao Karl no Met Gala com Virginie Viard?
A história de amor e casamento profissional que testemunhei entre eles é de partir o coração. Virginie o ama muito. O respeito e profundo conhecimento é palpável e físico quando ela fala sobre o Karl. Fiquei honrada de compartilhar a noite com ela.