Foi anunciado na manhã de sexta-feira (10) que Kristen Stewart viverá a escritora, filósofa e ativista política Susan Sontag em um novo filme da diretora Kirsten Johnson. O roteiro foi inspirado na biografia Sontag: vida e obra e será filmado ao redor do mundo. Confira mais detalhes:
Kristen Stewart interpretará a escritora, filósofa e ativista política americana Susan Sontag em um novo filme da produtora inglesa e australiana, Brouhaha Entertainment, com a diretora americana Kirsten Johnson na direção.
Quatro capítulos sobre a vida tumultuada da célebre e controversa intelectual do século XX serão abordados no drama, que é baseado na biografia vencedora do Pulitzer Sontag: vida e obra, escrita por Ben Moser. O título provisório é Sontag.
Susan Sontag, nascida em Nova York, falecida em 2004, é conhecida por seus trabalhos críticos amplamente influentes como Contra a interpretação, Sobre fotografia e A doença como metáfora, assim como trabalhos em ficção que incluem Na América. Ela viajava até áreas de conflito e escrevia sobre elas, desde a Guerra do Vietnã até o Cerco de Sarajevo. Sontag também atraiu controvérsia por declarações sobre a civilização branca no mundo ocidental, sobre os ataques terroristas no 11 de setembro e acusações de plágio.
A atriz americana Kristen Stewart, que anteriormente interpretou a princesa Diana em Spencer, é presidente do júri internacional do Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde as filmagens para o projeto começarão.
A cineasta Kirsten Johnson é conhecida por seu trabalho em documentários. Ela trabalhou como diretora de fotografia nos documentários de Laura Poitras, O Juramento — pelo qual ganhou o prêmio de Melhor Cinematografia no Sundance —, e o vencedor do Oscar Citizenfour.
Os créditos de diretora de Johnson incluem As Mortes de Dick Johson, uma história pessoal sobre seu pai que sofria de demência pela qual ela ganhou um prêmio especial do júri no Sundance e um Emmy por direção, e Cameraperson, uma memória de suas décadas filmando documentários ao redor do mundo.
“Estamos usando Berlim como um momento para começar o projeto e fazer filmagem documental da Kristen como presidente do júri e para falar com ela sobre como ela se tornará Sontag,” disse Gabrielle Tana, que fundou a Brouhaha Entertainment em 2021 e é produtora do projeto. “Vai ser um drama com um aspecto de documentário. Kirsten tem uma abordagem maravilhosa para contar histórias e esse filme reflete isso, então ela usará a característica do documentário.”
Johnson escreverá o roteiro ao lado de Lisa Kron e planeja filmar neste ano na Califórnia, em Nova York, em Paris e em Sarajevo.