Conversando com o Insider, Kristen Stewart e o diretor de Spencer, Pablo Larraín, falaram sobre as filmagens do longa e como fizeram para acalmar os nervos, além de comentar sobre o desenvolvimento do relacionamento dos dois no set de filmagem. Leia:

Kristen, sei que você disse no passado que ficava estressada antes de filmar. Chegou a um ponto onde você se questionou se poderia fazer o papel?
Stewart: Não, definitivamente não. Em uma palavra: não.
Larraín: Sério?
Stewart: Estávamos no filme por um ano e meio então foi uma pressão iminente que foi construída constantemente.
Larraín: Foi um processo lento.
Stewart: É, foi uma bola de neve descendo uma colina. Começou como esse pequeno e lindo floco de neve de uma ideia e então começou a rolar colina abaixo e se tornou cada vez mais pesado.

Antes de começar a fazer algo, você não pode imaginar como vai ser. Então é realmente irresponsável dizer para alguém: “Eu sei que posso fazer isso.” Eu não disse isso. Disse: “Eu vou fazer o melhor que posso.”

Eu não ia passar essa oportunidade. Era muito brilhante. Mas é assustador porque antes de ter as palavras e antes de ver o ambiente, você não consegue imaginar, então não consegue controlar.

Kristen, como foi o processo de fazer a voz da Diana nos dias de filmagens? Você fazia fora do set ou entrava e saia dela?
Stewart: Eu não ficava no personagem quando estávamos fora do set. Eu gosto de ficar o mais presente possível porque amo o processo do cinema. Não preciso fazer nenhum truque, não preciso me convencer que sou essa pessoa. Aprendi o sotaque e se tornou muito técnico e físico. Uma vez que percebi que tinha sentimentos de proteção emocionais embutidos em relação a essa pessoa, estava tudo lá. Estávamos prontos para correr.

Pablo, antes de você fazer Spencer, você criou Jackie, que focou em um momento da vida de Jackie Kennedy. O que te atrai em mulheres poderosas da história?
Larraín: Por que não? [Risos.] São pessoas fascinantes, possuem algo muito incomum. Elas nasceram nesse tipo bem particular de famílias que estão relacionadas com o poder e com a mídia de um jeito muito único. Mas, de qualquer forma, ambas são mulheres que conseguiram encontrar suas próprias identidades.

No caso da Diana, ela é alguém que construiu tanta empatia ao redor do mundo e se tornou uma pessoa tão universal. É fascinante. Mas também é fascinante de entender que você nunca vai realmente conseguir conhecê-las de verdade. Então, qualquer tentativa, como a que fazemos, é ficção. Não é um documentário, isso é uma fábula.

Pablo, você arrumou algum jeito de acalmar a Kristen durante as filmagens, já que ela estava nervosa para começar?
Larraín: Honestamente, eu vi uma atriz completamente destemida. E eu tinha um pânico dentro de mim que estava tentando esconder. Então, talvez, ela viu um diretor destemido. E esse é um bom jeito de fazer um filme porque vocês se juntam e encontram uma força um no outro para seguir e alcançar o que desejam.
Stewart: Na verdade, a maior direção que recebi do Pablo nesse filme foi no primeiro ou segundo dia quando ele veio até mim e disse: “Você precisa relaxar fisicamente porque você está com ela. Só precisa confiar nisso.”

Porque acho que naquele primeiro ou segundo dia, eu estava tentando interpretar o filme todo em uma cena que estávamos fazendo porque queria provar para mim mesma. “Posso fazer isso?” E depois disso, encontramos nosso ritmo. Estávamos ambos fazendo a mesma coisa, tentando acalmar os nervos.

Vocês dois estavam fingindo até conseguirem acreditar.
Stewart: Eu trabalhei com diretores que realmente colocam medo em você. Sempre dizem: “Essa é a grande cena. Essa é a cena que você deveria se preocupar” e você sente a falta de controle deles. Pablo se aproxima desse sentimento e eu também, então eu não queria que ele sentisse que eu não estava confiante. Eu estava, mas tinha um medo natural do desconhecido. Era tipo: “Não, estou bem”, mas por dentro eu estava: “Fica calma, fica calma.”
Larraín: Mais da metade, encontramos um ritmo e parei de falar as coisas para Kristen. Fiquei em silêncio e menos preocupado com o que ela estava fazendo.
Stewart: É quando você sabe que está contando uma história que é pura, honesta e que tem vida própria.

Estou ficando sem tempo, mas queria perguntar para você, Kristen. Os paparazzi e a mídia tinham um apetite enorme pela Diana. Tenho certinha que você pode se relacionar com isso. Esse filme mudou a maneira como você vive sua vida?
Stewart: Não. Temos ocupações completamente diferentes e acho que já falei muito sobre isso. Então, considerando que você não tem mais tempo, dá um Google. Acabei. [Risos.]

Fonte | Tradução: Equipe Kristen Stewart Brasil