Passando por Londres para a estreia britânica de Spencer, Kristen Stewart conversou com a BBC e com o DailyMail sobre o filme e sobre sua interpretação da Princesa Diana. Confira as traduções abaixo e o vídeo no link original da BBC:

Kristen Stewart disse que estava tão ansiosa sobre interpretar a Princesa Diana no filme Spencer que ela não conseguiu “abrir minha boca por duas semanas antes de começarmos a filmar.”

A atriz interpreta a falecida princesa enquanto ela passa três dias com a Família Real durante o Natal de 1991, antes da separação do Príncipe Charles.

Stewart contou para a BBC News: “Eu tive disfunção temporomandibular [sua mandíbula não abria] ao ponto em que fiquei completamente travada.”

“Pensei: “Huh, acho que estou realmente nervosa.” Eu estava realmente surtando até começarmos.”

O filme é dirigido pelo chileno Pablo Larraín, que anteriormente dirigiu Natalie Portman até uma indicação ao Oscar por Jackie em 2017, sobre outra mulher altamente famosa, Jacqueline Kennedy.

O diretor disse para Stewart “relaxar e confiar no processo” e se apoiar em sua preparação extensiva para o papel.

A atriz, nascida em Los Angeles, disse que não começou com uma base extensa de conhecimento.

“Eu não tinha um relacionamento muito desenvolvido ou definido com a Família Real em geral”, ela disse. “Não cresci seguindo esse tipo de saga.”

Mas, ela adicionou: “Obviamente vivo no planeta terra e seu impacto foi tão imenso e emocionante, mesmo para alguém que tinha sete anos quando ela faleceu.”

Stewart, que atraiu ótimas críticas por sua performance, diz que pesquisou muito para afundar-se na vida de Diana.

“Eu li tudo, vi cada foto e entrevista que pude colocar minhas mãos,” ela disse para o correspondente da BBC, Lizo Mzimba.

“Eu assisti The Crown, assisti cada interpretação. Só tentei absorvê-la de um jeito emocionante e geral, e então confiei no processo e esperei que ela aparecesse.”

O peso da responsabilidade de interpretar uma figura pública tão emotiva e conhecida significou que Stewart teria que ancorar a interpretação em seus próprios sentimentos, já que existem tantas opiniões sobre a princesa.

“Eu senti que queria protegê-la” ela disse. “Só tinha que não focar na ideia de outras pessoas sobre ela e focar nas minhas próprias. E isso foi tão diferente e específico para mim.”

Stewart diz que fez questão de não desrespeitar a memória de Diana, explicando: “Acho que fazer justiça a ela é permiti-la ser impulsiva. Qualquer coisa dela que eu assistia, seja uma entrevista ou até mesmo uma foto, sempre era imprevisível. Como se você não soubesse o que ia acontecer.”

“E isso é por conta de sua vulnerabilidade e essa emoção crua que ela não pode esconder. Não há um jeito de fazer uma imitação perfeita disso.”

“Você precisa sentir e precisa ser seu. Então acho que eu só tinha que relaxar.”

O filme, que se passa em três dias intensos na residência real de campo em Sandringham, Norfolk, é descrito por Stewart como “um poema de tom tumultuado que também é muito exuberante, maravilhoso e alegre.”

Mostra a princesa em grande angústia emocional às vezes, mas a atriz disse que ainda há exuberância porque “de um jeito estranho, é sobre sua luta para possuir sua própria vida e ter algum tipo de controle, sair do peso que a Família Real obviamente trouxe para ela.”

Stewart admite que o filme é uma “imaginação desse sentimento durante a decisão de deixar a família”, mas adiciona que não sente que isso seja uma “traição” com a princesa porque é “uma interpretação poética de todas as coisas que já sabemos.”

A atriz disse que seus sentimentos pela princesa cresceram enquanto a interpretava, explicando: “Senti tanto amor por ela e ainda sinto… Gostaria de poder perguntar para ela se ela acha que estou fazendo um bom trabalho.”

O filme não deixa de lado os transtornos alimentares da princesa e a luta com sua saúde mental.

“O filme é muito surreal. Penso que quando você passa por um trauma extremo em sua vida, há momentos em que você sente que enlouqueceu. Nunca senti a implicação de Diana enlouquecendo”, disse Stewart.

“Algumas vezes você sente que está lutando com a comunicação, portanto se sente um pouco presa em sua própria cabeça por causa dessa energia amordaçada.”

“E ela falou sobre isso. Digo, era algo que ela falava o tempo todo. Então, para ser honesta, pareceu mais verdadeiro do que a verdade.”

Stewart já está sendo cotada como uma das indicadas para o Oscar do ano que vem – algo que ela acolheu.

“É muito legal, isso nunca aconteceu comigo”, ela disse.

“Fazemos filmes para ter as maiores conversas que pudermos, como uma cultura e uma sociedade. É legal fazer parte disso por um segundo, é divertido.”

Fonte | Tradução: Equipe Kristen Stewart Brasil

Kristen Stewart disse que a única coisa que a fez se sentir “desleal” enquanto interpretava a Princesa Diana em seu novo filme Spencer foi que, ao contrário de Diana, ela não é mãe.

Stewart disse que sentiu que a Princesa era mais “intocável’ quando estava com seus filhos, William e Harry.

“Ela é como esse animal feroz que você não ousaria abordar”, ela disse sobre a mulher que interpreta no filme de Pablo Larraín, o qual imagina três dias em que a Princesa passou em Sandringham no Natal, no que antecedeu sua separação e eventual divórcio do Príncipe Charles.

Ela adicionou: “Preciso disso para me sentir autêntica.” Foi um tema recorrente durante nossa entrevista por telefone (ela estava em sua casa em Los Angeles). O que me deu uma abertura (ou foi o que pensei) para perguntá-la sobre maternidade.

Nesse momento, ela me pegou de surpresa declarando que estava… grávida. Antes de rir em voz alta.

“Não, não estou… Realmente não estou!” Ela declarou rapidamente, claramente desfrutando do meu desconforto (“Você ficou tipo: “Ai meu Deus!”).

Suspirando, ela continuou: “É a única parte dela que me senti desleal.”

Spencer estreou no Festival de Londres na quinta-feira, com Stewart e outros membros do elenco presentes. No mês passado, assisti a atriz desembarcar graciosamente de um táxi aquático no Festival de Veneza. Essa nova postura foi um legado do treinamento que ela herdou do diretor de dialeto e etiqueta William Conacher, com quem trabalhou em Spencer?

Ela concordou que Conacher é “um artista transcendentalmente talentoso.” Ao longos dos anos, “a autoridade de Diana”, como ela o chama, trabalhou com todas as versões para as telas, incluindo o filme Diana de Naomi Watts e Emma Corrin em The Crown (ela adicionou que ama o trabalho de Corrin).

Spencer foi bem recebido em Veneza, apesar de poucas vozes divergentes.

Stewart está ciente das reações mistas. “Eu definitivamente sabia que as chances de estragar tudo eram bem maiores do que as de fazer um bom trabalho”, ela disse.

“Mas pensei que valeria a pena. Eu trabalho como atriz há muito tempo e é realmente raro encontrar coisas que te fazem sentir desse jeito.” Ela adicionou que entrar nessa mentalidade a impregnou com um “poder meio sinistro.”

Quando concordou com o projeto, Stewart disse que se preparou para “a experiência mais difícil e angustiante” de recriar um dos períodos mais tristes da vida de Diana. Mas um aprendizado totalmente inesperado foi alegria.

Ela tentou explicar. “Ela realmente tinha essa energia prevalecente, encantadora e linda.” As decisões que Diana estava lidando eram “de tremer o chão.” E ainda assim “habitá-la me fez sentir-me mais alta e sentir que podia dançar. Senti seu poder de um jeito muito bonito.”

Eu assisti Spencer em uma tela gigante em Veneza (duas vezes!) e não posso negar que achei Stewart encantadora.

As cenas com os Príncipes (Jack Nielen como William e Freddie Spry como Harry) são delicadas e emocionantes.

Stewart disse que o diretor Larraín queria que o trio fosse como “um animal de três cabeças em uma bolha.” E para que ela pudesse fingir ser mãe deles por alguns dias no set, ela passou muito tempo com seus jovens colegas de elenco.

Stewart passou seis meses pesquisando para o papel.

Acertar no sotaque era crucial. Ela explicou: “Quando estou falando, quase não abro minha boca e tudo termina de forma abrupta.”

Mas a voz da Princesa era “alegre”… e de repente, pelo telefone, ela mudou a voz para a de Diana e a transformação foi extraordinária.

Ocasionalmente no set, se ela se estava se sentindo “alto-protetora, pressionada ou emocionada”, ela escorregava para seu próprio sotaque. E então ela tinha que andar pelo set falando “Argh! Argh!”, assustando o elenco e a equipe, para ter Diana de volta.

Ela não vê similaridades entre sua fama – mesmo durante os anos da Saga Crepúsculo, quando ela era regularmente perseguida por fãs – com a tragédia da Princesa.

“Ela alcançou o planeta inteiro”, ela disse.

Fonte | Tradução: Equipe Kristen Stewart Brasil