Durante a conferência de imprensa de Spencer, horas antes da estreia mundial do filme no Festival de Veneza, Kristen Stewart e o diretor Pablo Larraín falaram um pouco sobre as filmagens e sobre a Princesa Diana. Confira:

Kristen Stewart disse que nunca se sentiu tão “alta” em um papel como quando interpretou a Princesa Diana em Spencer, de Pablo Larraín.

Falando na conferência de imprensa no Festival de Veneza na sexta-feira, horas antes da estreia mundial do filme, Stewart disse: “Senti mais prazer na minha fisicalidade ao fazer esse filme do que em qualquer outra coisa. Me senti mais livre, viva e podendo me mexer – até mesmo mais alta.”

A interpretação de Stewart como Diana irá impressionar os críticos da atriz, que ficaram chocados com sua escolha para o elenco. Além de um elegante e convincente sotaque britânica, Stewart cuidadosamente incorpora as maneiras e atitudes de Diana ao longo do filme, enquanto coloca sua própria personalidade na princesa em algumas das cenas mais fantasmagóricas no filme do diretor de Jackie.

Stewart disse que sua reverência “saiu pela janela assim que deixei o set”. Segundo ela, a produção tinha conselheiros reais por perto para educar o elenco e equipe sobre “todas as coisas que você não poderia saber como uma pessoa de fora.”

“Aprendi a reverência e que não podemos ir à cozinha sozinhos e roubar comida, todos esses detalhes, mas não lembro deles”, disse Stewart. “Sempre havia alguém por perto para ter Certeza de que não estávamos saindo da linha e nos mantendo autênticos.”

A atriz falou apaixonadamente sobre a falecida princesa, que morreu em um acidente de carro em Paris em 1997. “Eu olho para ela em fotos e vídeos e sinto que o chão treme e você não sabe o que vai acontecer”, disse Stewart, notando que Diana “se destaca como uma casa brilhante em chamas.”

“Acho que é algo que nasceu com ela”, disse Stewart respondendo uma pergunta sobre o eterno legado de Diana como a Princesa do Povo.

“Algumas pessoas são favorecidas com uma energia inegável e penetrante. O realmente triste sobre ela é que por mais normal e charmoso fosse seu ar, ela também se sentia imediatamente isolada e sozinha. Ela fazia todos se sentirem acompanhados e fortificados por essa luz e tudo o que ela queria era receber isso de volta.”

Respondendo uma pergunta sobre o lendário estilo de Diana, Stewart disse que, no final de tudo, “realmente não importava o que ela estava vestido. Ela era alguém que usava roupas como uma armadura, mas estava constantemente disponível e visível. Ela não conseguia se esconder, era muito transparente e, para mim, isso era o mais legal sobre ela.”

Spencer, de Larraín, passa rapidamente de uma versão da realidade – o último Natal de Diana com a Família Real na casa de Sandringham em Norfolk antes de decidir deixar o Príncipe Charles – e uma total fantasia. Em um momento, a Diana de Stewart diz para uma emprega: “Me deixe, vou me masturbar”. Enquanto isso, no jantar de véspera de Natal, Diana arranca um colar de pérolas dado à ela pelo Príncipe Charles (que também comprou o mesmo para a amante Camilla Parker-Bowles) em sua sopa e as engole em grande quantidade.

Larraín disse que simplesmente queria “fazer um filme que minha mãe iria gostar.”

“Também queria fazer um filme que poderia se relacionar com o que eu acho que alguém como minha mãe vê em Diana. Ela era um ícone muito famoso e lindo em muitos níveis, mas ela era mãe. E mais importante, era alguém que criou algo incrivelmente lindo com o nível de empatia que tinha”, disse o diretor.

“Quanto mais olhava para ela, mais percebia que ela carregava uma quantidade enorme de mistério e isso combinado com seu magnetismo cria elementos perfeitos para um filme.”

Ambos Larraín e Stewart falaram sobre a incognoscibilidade da princesa e como apesar da atenção midiática extrema que ela recebia, era impossível conhecer a verdadeira pessoa.

“Todos sentem que a conhecem. Essa é a beleza sobre ela, sua acessibilidade”, disse Stewart. “Você sente que são amigos, como se ela fosse sua mãe. Mas, ironicamente, ela é a pessoa mais incognoscível… Na fantasia desses três dias, queríamos que isso viesse à tona.”

A dupla também detalhou uma sequência de dança no filme perto do final, que mostra Diana dançando sozinha em várias cenas ao longo do filme. Parte da montagem foi feita todos os dias enquanto eles filmavam cenas diferentes e eventualmente foram colocadas juntas.

“Era sobre habitar o espaço e pegar toda sua impressão sobre ela e tudo o que você aprendeu dentro e fora do roteiro e colocar em um momento”, explicou Stewart sobre a montagem.

“Se eu fosse tentar fazer uma imitação perfeita da Diana, você perderia a vida que era tão impressionante em sua personalidade.”

Fonte | Tradução: Equipe Kristen Stewart Brasi