Estrela de Ameaça Profunda, Kristen fala sobre seus heróis de ação e por que ela só quer fazer filmes de ação que assustem ela.

Duas décadas em sua carreira e quase uma década após a filmagem de sua última cena na saga Crepúsculo,Kristen Stewart está tomando o controle.

Com 29 anos, a atriz sabe quem ela é, o que quer realizar e ela está determinada a sair por aí e fazer.

“Essas palavras tem um grande peso” diz Stewart

“Eu definitivamente não quero navegar mais entre ‘talvez’ – Eu tenho que dizer que isso foi algo que deixei de fazer, mas era um hábito.”

“Eu costumava gostar do fato de que a produção de um filme era um estranho tipo de alquimia, você nunca consegue controlar, portanto se havia algo atrativo em um filme, que não parecesse ser uma certeza de sucesso, como outros com um diretor confiável, eu ainda o faria.”

“Agora eu estou aceitando a ideia que, você sabe, como outras cineastas nessa indústria, eu só quero gastar meu tempo – que é precioso – em filmes que eu realmente apoio.”

Seja no filme de pipoca e ação As Panteras ou no seu próximo filme Seberg – sobre a atriz Jean Seberg que foi perseguida pelo FBI na década de 1960, estreando em 30 de janeiro – Stewart diz que ela só quer poder olhar para trás para a “livraria de coisas que fiz na minha vida” e saber que “Eu gastei meu tempo fazendo algo por uma boa razão”

“Minha intuição sempre tem sido algo que eu não tenho medo de seguir, mas agora que estou tentando controlar um pouco mais as coisas é um interessante equilíbrio de seguir os instintos, mas saber como se proteger como um artista e alcançar sucesso.”

Mas só por que ela quer estar engajada com o trabalho dela, não significa que tudo deve ser sério e dramático.

Enquanto a parte do sucesso não deu certo nas bilheterias de As Panteras, Stewart amou o fato que a diretora e roteirista Elizabeth Banks viu sua personalidade boba e a deixou solta.

E seu novo filme de ação Ameaça Profunda foi só emoção “Humanos se metendo em lugares nos quais não pertencem e descobrindo uma ira” diz Stewart

“Eu achei que foi um bom nível de suspense. Eu amo um filme assustador ou terror, eu amo assistir pessoas tentando não morrer”

Por outro lado, ser a pessoa fingindo estar tentando não morrer não é sempre divertido “Eu literalmente olho para trás e fico tipo, por que eu fiz isso” ela admite com uma risada

Onde As Panteras foi impetuoso e colorido, Ameaça Profunda é tenso e claustrofóbico.

O filme inicia no ponto mais fundo do oceano, enquanto uma estação de pesquisa e perfuração vaza e o caos começa. Com as comunicações indisponíveis, Norah (Stewart) e um pequeno grupo de sobreviventes (incluindo a estrela francesa Vincent Cassel e o comediante TJ Miller) tentam atravessar o oceano em direção a outra estação, porém há algo do lado de fora com eles.

Se Ameaça Profunda é um Alien embaixo d’água, Stewart é a Ripley da história, dobrando seus créditos como uma heroína de ação.

Apesar dela estar interessada pela ideia de fazer um projeto menos “em sua própria cabeça” e mais “apenas se lançando para frente”, a filmagem de Ameaça Profunda foi mais um teste de sobrevivência para ela, assim como foi para sua personagem.

“Foi bem libertador fazer As Pantera, mas não foi nada livre fazer esse filme” ela diz.

Para início de conversa, dado seu medo de água, mesmo fazendo uma pequena corrida entre as ondas “sempre parecia um ato ousado”, ela diz.

E isso não era tanto como um gotejamento, mas como uma inundação.

“Era tão claustrofóbico, bastante desconfortável, molhado, frio e horrível. Foi Fodido. Em todos os momentos que parecem ser desconfortáveis no filme, foi.”

E considerando o impacto que Ameaça Profunda pretende ter na audiência, o medo é o principal aspecto.

“Eu nunca quis fazer um filme a não ser que me assustasse, a não ser que houvesse algo na história ou no personagem que me despertasse algum sentimento similar ao medo,” diz Stewart

“Depois seguindo para descobrir como passar por isso ou apenas entender por que existe é usualmente porque eu quero fazer um filme”

Stewart encara tudo que Ameaça Profunda atira nela com uma intensidade de aço.

Apesar de ser muito jovem para ter sido influenciada diretamente pela jornada de Ripley, interpretada por Sigourney Weaver, ela teve seus próprios ícones enquanto crescia “mulheres que fizeram parecer ser possível” ela diz

No topo da lista?

“Angie”Angelina Jolie

“É por que ela é uma atriz incrível” Stewart explica. “Como uma criança pequena eu era tipo, uau a mesma garota de Garota Interrompida – Ela é sensacional nesse filme e é uma potência em Tomb Raider e O Procurado. Eu definitivamente cresci pensando ‘Uau, eu gostaria de fazer isso’.”

Ainda que alguns possam ficar surpresos pela virada repentina de heroína de ação de Stewart, ela não está para ser colocada em uma caixa.

“É tão engraçado quando as pessoas ficam tipo ‘então é isso que você quer fazer agora?'” Stewart diz. “É tipo ‘Não, o que, para sempre?’ O filme já finalizou, eu estou promovendo e terei acabado e o próximo filme será diferente” ela ri.

Realmente, esse mês Stewart começa a filmar Happiest Season, uma comédia romântica sobre uma mulher planejando pedir a namorada em casamento, mas descobrindo que ela ainda não saiu do armário para seus pais conservadores.

“Cada um” Stewart repete, “será diferente”.

Fonte | Tradução: Maria Clara Equipe Kristen Stewart Brasil