Em entrevista para Refinery29, divulgando Ameaça ProfundaKristen fala sobre o roteiro do filme e o que a atraiu, além das dificuldades enfrentadas durante as filmagens.

Esse foi um dos filmes mais estressantes que vi recentemente e isso inclui Jóias Brutas (Uncut Gems).
Jóias Brutas foi bastante, bastante estressante de uma maneira bem diferente, mas sim, é estressante para caramba.

O que te atraiu para esse filme, em especial?
Eu não tinha feito um filme grande há um tempo e eu tinha assistido The Signal, que foi o primeiro filme do diretor. Eu sabia que ele era bem jovem e não tinha muitos recursos para fazer esse filme e eu pensei que ele fez algo incrível com que tinha. Inicialmente o roteiro estava incompleto. Era bem simples. Os personagens precisavam ser pessoas. E eu queria fazer algo natural e físico, que lidasse com pessoas perambulando por coisas, esgotando recursos, estando onde eles não deveriam estar e as repercussões de tudo isso, resultando em um filme de sobrevivência diferente, que se tornou um filme estranho de monstro. Eu estava tipo, ‘Olha, se eu vou fazer um grande filme comercial, isso parece algo que eu esteja interessada.’

Você teve algum controle sobre sua personagem?
Eu aceitei e basicamente fui para New Orleans, e nós trabalhamos com alguns roteiristas por alguns dias. Estava meio imersivo e básico. Assim que nós começamos a vender como algo mais complicado, ficou falso, pois você inicia com essas pessoas que não se conhecem e eles estão apenas tentando não morrer. Se você começa a falar sobre outra coisa qualquer, é tipo, esse é realmente o momento que você vai falar esse merda? Então, nós só existimos e tentamos sobreviver a experiência de fazer o filme e foi isso que acabou sendo.

Eu sempre tive medo que eu estivesse de roupa de banho ou descalço quando um desastre inicia. E é exatamente isso que acontece aqui!
Exatamente! Eu pensei que era uma boa ideia começar o filme não sabendo nada sobre a pessoa e ficar tipo ‘Ai meu Deus poderia ser eu.’ Eu vou estar no chuveiro, escovando os dentes, pelada e fodida.

Sua personagem ou está usando moletom e um sutiã esportivo ou uma roupa subaquática bem pesada. Isso fez você se sentir vulnerável como atriz?
O traje subaquático foi, fisicamente, uma das – e eu não estou dizendo isso para ter algo para falar ou ser dramática sobre a caracterização num filme – coisas mais difíceis que eu fiz. Eu pensei em certo ponto que havia algo seriamente errado comigo e que talvez eu estivesse doente, pois meu corpo não estava funcionando mais. Nós mal sobrevivemos à isso e definitivamente não é algo para se gabar. Foi idiota. O traje era muito pesado. Nós não podíamos realizar nosso trabalho nele. Foi ridículo para caralho. Mas inicialmente, antes de vestirmos o traje, eu achei que era uma boa ideia manter a personagem em moletom. Iria ser roupas íntimas inicialmente, mas eu não queria parecer como uma estranha e pelada no filme. Mas, definitivamente a mantemos descalça e em um moletom com um sutiã esportivo. Absolutamente e completamente despreparada para lidar com o que aconteceu.

Você ficou realmente embaixo d’água?
Sim. Havia um traje subaquático especial que poderia ser usado embaixo d’água, mas era horrível. Eles não eram adequados, pois você não conseguia ouvir coisa alguma. O ar as vezes não funcionava e você teria que dizer ‘Ei pessoal, liberem a pressão ou sei lá o quê’, mas eles diriam ‘O quê?’ e você está tentando fazer sinais com a mão, mas você tem luvas. E estou tipo. leva 15 minutos para sair desse traje agora. Meu corpo vai explodir antes desses 15 minutos acabarem. Eu não sei se você já teve uma experiência claustrofóbica – não há tempo.

Você dirigiu um curta em 2017 chamado Come Swim que também tem bastante imagens da água. O que é sobre a água que você acha atraente?
Eu sou totalmente medrosa da água. E meio que funcionou nesse lindo jeito narrativo na minha vida e definitivamente tem se tornado recorrente com outras histórias que eu quero contar. É uma linha direta. Mas no senso literal eu definitivamente não sou uma nadadora forte e sou muito claustrofóbica. Então minha coisa toda durante esse filme, eu estava tipo ‘Não seja uma fracote’. Em algum ponto você tem que tentar. Você não vai morrer fazendo isso. Mas eu estava chorando. Quando nós não tínhamos que ir nessas roupas submersíveis, que os outros atores não achavam tão angustiante, eu tinha que tomar Xanax e só entrei no traje três vezes e eu não vou fazer isso novamente, nunca, absolutamente nunca mais, enquanto eu viver.

 

Fonte | Tradução: Maria Clara Equipe Kristen Stewart Brasil