Durante as filmagens de As Panteras, vários jornalistas visitaram o set em Berlim e agora podemos finalmente saber o que eles viram na época. Com entrevistas com o produtor Max Handelman, a diretora Elizabeth Banks e as estrelas do filme, Kristen Stewart, Ella Balinska, Naomi Scott, Sam Claflin e Noah Centineo, confira a entrevista abaixo:

”Bom dia, Panteras.” “Bom dia, Charlie!” Essa frase te leva de volta seja para os filmes de As Panteras no começo dos anos 2000 ou de volta para a série original de televisão, e ela representa muito para muitas pessoas. E agora Elizabeth Banks quer trazer esse sentimento para uma nova geração com seu reboot de As Panteras.

Er, na verdade, não chame de reboot. Nem de revival. De acordo com Banks, que dirigiu o filme e co-escreveu o roteiro, o filme de ação é mais uma continuação ou sequência dos eventos construídos pela série original e os dois filmes dos anos 2000, e também os conecta para fazer um mundo enorme de As Panteras.

Quando o novo filme começa, já se passaram 40 anos desde que Charlie fundou a Agência Townsend com um trio de Panteras. Desde então, ele tornou isso em um programa global de espiãs. Existem Agências Townsend ao redor do mundo com uma equipe de Panteras em todo lugar.

Collider foi sortudo o bastante de testemunhar a ação no set em Berlim durante a produção no final do ano passado para conseguir os detalhes do que os fãs de As Panteras podem esperar do novo filme, desde as atualizações modernas para o que Banks carregou dos originais e mais.

EXPANDINDO O MUNDO

Uma das maiores coisas que Banks quis manter com sua versão de As Panteras era a honra com o legado original enquanto trazia as coisas para o século 21. ”Temos muitos easter eggs no filme,” Banks contou para o Collider, junto com um pequeno grupo de repórteres. ”Nós realmente homenageamos muita coisa da história de As Panteras, desde o figurino que mostramos e objetos e fotos.”

O produtor Max Handelman explicou que manter a história original a série de televisão na linha do tempo significava dar mais contexto em como o mundo mudou. ”A agência foi fundada em 1970, em um tempo onde obviamente o mundo e a América estavam em um lugar diferente do que 2018, e as mulheres estavam em um lugar diferente nos anos 70 do que estão 40 anos depois,” Handelman disse. “Mais de 40 anos atrás, uma pequena agência de detetives foi formada com três mulheres que eram subestimadas, invisíveis, não tinham as oportunidades apropriadas, e a agência cresceu até 2018, onde estamos hoje, e o que aconteceu desde então.”

Isso significa que enquanto o DNA das Panteras ainda está intacto, algumas atualizações vem na forma de como o mundo ficou grande com as equipes de Panteras ao redor do mundo. E acompanhando essas equipes estão vários Bosleys. Bosley costumava ser um personagem, mas agora se tornou uma posição. No filme, os fãs verão três Bosleys interpretados por Sir Patrick Stewart, Djimon Hounsou e… a própria Banks.

É isso mesmo, a diretora estará aparecendo na frente das câmeras para interpretar um Bosley, e uma bem importante também: Ela é a primeira Pantera a chegar na posição de Bosley. Isso é para representar ”as mulheres evoluindo na área de trabalho, e quando você termina de ser uma Pantera, você não acabou ainda,” Handelman disse. ”Então sua personagem se formou ou foi promovida para se tornar Bosley.”

FAZENDO AS MULHERES MAIS REAIS

Ao dar contexto para a mitologia ao colocar a mesma linha do tempo da série e filmes originais, isso significou que era hora de atualizar as Panteras para os tempos modernos. De acordo com Handelman, Banks se recusou a fazer a ”montagem obrigatória onde as personagens feministas podem provar para você como são duronas.”

”Elas apenas são, do mesmo jeito que você nunca ver Ethan Hunt treinar para se tornar Ethan Hunt,” Handelman adicionou. ”Ele apenas é. Você o conhece escalando uma pedra ou um prédio. Quando você conhece Jason Bourne, ele é completamente durão. Então quando você conhece Kristen Stewart como Sabina no filme, quando você conhece Ella Balinska como Jane, ela são apenas mulheres duronas e treinadas. Nós não temos que provar para você como elas são o que são. Elas são apenas mulheres talentosas que representam um arquétipo de personagens femininas.”

Tirando um intervalo durante uma grande cena de luta, Stewart, Balinska e Naomi Scott, interpretando o trio principal de Panteras nesse filme, inebriadamente compartilham sua animação sobre como suas personagens são a atualização perfeita para as Panteras originais porque elas ainda são relacionáveis enquanto são duronas.

”Nós temos essa grande rede de mulheres trabalhando juntas e apoiando uma a outra trabalhando pelo ‘bem’, que significa tratar bem as pessoas e ser positiva e se auto-afirmar ao invés de ter tipo, três mulheres super-humanas que são sexys e perfeitas e voam pelos ares,” Stewart disse. ”É tipo, não, é difícil fazer o que estamos fazendo, e só podemos fazer isso juntas.”

Além disso, nem toda Pantera é uma máquina de luta super-humana. Scott interpreta Elena, que começa o filme como uma cliente contratando as Panteras em um tempo de crise (e sem surpresa aqui: eventualmente se torna uma delas.) Elena trabalha em uma companhia internacional de tecnologia e faz uma descoberta terrível – ela se torna uma dedo duro tentando fazer o certo em uma situação super errada mas não é levada à sério. É aí que as Panteras entram.

”O que é legal para mim é no arco da minha personagem é que ela se torna uma Pantera também,” Scott disse. <”em>”É a ideia de que qualquer pessoa ser uma Pantera, porque ela pode não ser a garota mais coordenada do mundo, mas ela é inteligente, ela tem cérebro.”

Isso foi ”muito importante” para Banks incluir uma ”personagem feminina que está no ramo da ciência, no STEM,” de acordo com Handelman. ”Ela está entrando no mundo das Panteras, espiãs, e ela não faz ideia que isso existe e sua mente fica impressionada que isso é uma oportunidade em um mundo que realmente existe,” ele adicionou.

É TOTALMENTE FEMINISTA

Enquanto Banks ama que a série original já possuía feminismo no DNA, ela estava animada para fazer esse filme mais feminista do que nunca. Por um lado, ela diminuiu a forma como as Panteras usavam sexo e sexualidade para ter sucesso.

”Nós brincamos com esse tema e então jogamos fora bem no começo do filme,” Banks disse. ”As mulheres nesse filme usam seus cérebros e sua sagacidade. Temos um mantra que é ‘Vamos lutar com mais inteligência, não com mais força.’”

E é com isso que Stewart está mais apaixonada. ”Quando foi a última vez que você viu um filme onde um grupo de mulheres estão sentadas juntas e pensando como superar alguma coisa, como formular um plano e ser proativa nisso?” ela disse. ”Estamos destruindo o patriarcado nesse filme. É sobre uma companhia que foi criada por homens bem intencionados, e então foi tomada por babacas. Então estamos pegando de volta e reintegrando sua missão original.”

Isso também significa que não existe um foco pesado em romance nesse filme como aconteceu nas versões anteriores. ”Banks realmente queria focar nessas personagens como mulheres que estão fazendo seus trabalhos e são boas nisso e focam menos em histórias românticas,” Handelman disse.

VILÕES MAIS FORTES = HERÓIS MAIS FORTES

Um outro jeito mais quieto que Banks está fazendo esse filme mais feminista é fazendo os vilões serem mais fortes do que nunca para enfatizar como as Panteras são fortes também. Jonathan Tucker de Kingdom interpreta um vilão misterioso que é páreo a páreo com as Panteras em umas cenas intensas de ação, e ele não se segurou no que ele descreveu como uma cena de ação parecida com uma dança.

”Nós até tocamos Fred Astaire quando estávamos fazendo um parte da coreografia, e então atualizamos para ficar mais próximo do hip hop moderno, mas estávamos tentando fazer essa cena parece uma dança com duas parceiras maravilhosas,” Tucker disse. ”A ideia é que por mais forte que meu personagem fique, elas parecem melhores porque é um adversário mais forte. A conversa é: o quão forte podemos fazer meu personagem parecer para que elas saiam como as verdadeiras heroínas físicas?”

Curiosidade: O personagem de Tucker não fala no filme. E isso foi escolha dele.

”Eu queria ser um mistério e eu cortei todo o diálogo do personagem, porque eu achei que seria divertido,” Tucker disse. ”Então eu não digo nada até o final. Eu acho que é mais divertido para as pessoas ficarem, ‘Quem é esse cara, aparecendo do nada o tempo todo?’ É engraçado. E também um pouco irritante. Também é ameaçador. E nós não sabemos muito sobre ele.”

HÁ UM MISTÉRIO A SER RESOLVIDO

Enquanto a maior parte do filme é sobre as Panteras ajudando a personagem de Scott, há um mistério maior no fundo que é mais comum para as Panteras, especialmente no final do filme.

”Quem é Charlie?” Handelman provocou. ”Se estamos fazendo jus à história, a companhia que nasceu nos anos 70, e é 2018, você deve ser perguntar, quem é Charlie? Quantos anos Charlie teria hoje? Quem está comandando isso? E isso é uma pergunta que aparece ao longo do filme.”

VOCÊ NUNCA VIU K-STEW ASSIM

Prepare-se para ver a estrela de Crepúsculo em uma nova luz. A maior parte da comédia vem de Stewart, que interpreta uma personagem descrita como ”extremamente divertida, feliz, enérgica e extremamente dinâmica.”

”Eu sou literalmente um cachorrinho,” Stewart disse com uma risada. ”Eu sou tipo, ‘Por favor, por favor, por favor! Você não quer ser minha amiga? Não quer ser minha amiga? Podemos ser amigas?’ Nós todas temos defeitos, e então, meio que completamos uma a outra.”

Sobre a outra Pantera, a orientação de ação da Jane de Balinska vem do MI6. ”Ela é muito disciplinada,” Handelman disse. ”Ela trabalhava em um ambiente muito controlador como uma agência governamental formal, então a jornada de sua personagem é tentar deixar o controle de lado e confiar mais na equipe, o que entra em contraste com a personalidade da Sabina, que é loucamente deslumbrante e faz seu trabalho sem se preocupar com regras.”

SOBRE OS OUTROS DOIS…

Existem outros dois grandes atores em As Panteras que ainda não mencionamos: Sam Claflin e Noah Centineo. Não sabemos muito de seus personagens ainda, mas temos informações básicas após falarmos com eles no set.

Claflin, que está se reunindo com Banks após Jogos Vorazes, interpreta Alexander Brock, que é descrito como um tipo de cara de Silicon Valley – mas o ator não fazia ideia do que isso significava antes de se juntar ao filme.

”Eu tenho pouco conhecido dos homens ou mulheres da indústria em que meu personagem é baseado, essa parte do mundo de tecnologia de Silicon Valley,” Claflin disse com uma risada. ”É muito longe do meu conhecimento. Foi um tipo de pesquisa que eu e Elizabeth brincamos, tipo, ”Oh, talvez ele seja mais como Elon Musk, ou talvez mais como…” então foi gratificante aprender sobre esse mundo.””Ele é uma criança que nunca cresceu,” Claflin disse. ”Ele é gamer, vive na sua própria mente e aconteceu de inventar essa tecnologia que o fez ser o que é. Ele é mimado em muitos aspectos. Você tem a impressão depois de algumas coisas que ele fiz que ele não teve a melhor educação. Mas ele é muito, muito inteligente e um homem muito instruído.”

Brock é o chefe da companhia em que Elena trabalha e está tentando fazer justiça quando ela descobre que a nova tecnologia, Calisto, pode fazer mais mal do que bem nas mãos erradas. Mas de acordo com Claflin, Brock não faz ideia do quão perigoso isso é.

”Ele é uma parte inocente disso,” Claflin disse. ”Ele não sabe exatamente o que está acontecendo, o que é o motivo pelo qual as Panteras estão aqui. Apesar de ser um homem muito, muito inteligente, ele é muito, muito estúpido.”

Quanto a Centineo, a estrela de Para Todos os Garotos Que Já Amei interpreta o melhor amigo de Elena, Langdon, que trabalha com ela no desenvolvimento do software Calisto.

”Langdon é legal, cara, ele é o mais inteligente da classe, trabalhou muito para chegar onde está,” Centineo disse. ”Ele é dedicado, é parte da inteligência, sem dúvidas. Mas ele também é pateta, é ridículo. Ele tem essa peculiaridade sensível sobre ele.”

O relacionamento de Langdon e Elena é como irmãos, de acordo com Centineo.

”Ele admira ela,” ele diz. ”Eles compartilham um senso de humor e passam muitas noites juntos. Eles entram em algumas situações difíceis juntos e os dois precisam achar um jeito de sair disso. Ele é meio que arrastado para isso, na verdade. É um filme de ação, e Langdon fica no meio disso um pouco.”