Com a estreia de Come Swim acontecendo ontem (10), Kristen concedeu algumas entrevistas para sites especializados. Confira abaixo a entrevista para o The New York Times, onde ela fala sobre suas ambições como diretora e um novo projeto secreto:

As ambições de Kristen Stewart para dirigir acontecem desde quando ela tinha 11 anos atuando no suspense de David Fincher em 2002, O Quarto do Pânico.

“Eu estava trabalhando com Jodie Foster e fiquei, ‘Eu vou ser diretora. Eu vou ser a diretora mais jovem que já existiu,” Stewart lembrou em uma entrevista. Quando ela, anos depois, contou para Foster que estava finalmente fazendo algo, Stewart diz, “Ela ficou tipo, ‘Cara, a primeira coisa que você vai perceber é que você não precisa aprender mais nada.'”

Levou mais tempo do que Stewart esperava, mas agora ela fez um curta chamado Come Swim. Após ter estreias no Sundance e em Cannes, Come Swim estreou nesta sexta-feira no site Refinery29.

O filme anuncia as ambições cinematográficas de Stewart e abre um novo capítulo na carreira corrida da atriz de 27 anos. Stewart já está desenvolvendo outros projetos, incluindo um roteiro que é a adaptação de uma autobiografia (Stewart se recusou a dizer qual). Ela está tirando dois meses de férias da atuação para escrever, e ela também espera tornar Come Swim em um longa metragem.

“É o meu primeiro passo para algo que eu queria por muito tempo,” disse Stewart.

Stewart nos concedeu algumas entrevistas – uma em uma varanda em Cannes em maio, a outra por telefone na quinta-feira. Sobre os recentes escândalos de assédio sexual que estão varrendo por Hollywood, Stewart apontou seu discurso no mês passado no evento da revista ELLE, onde ela falou sobre os assédios menos notados de membros da equipe. Stewart se recusou a adicionar mais comentários na quinta-feira, mas reconheceu a falta de balança de gêneros por trás das câmeras que ficou em sua cabeça.

“Eu tenho muita sorte de conseguir fazer esse filme porque é obviamente mais difícil para as mulheres serem ouvidas,” disse Stewart. “Eu estou muito orgulhosa de qualquer pessoa que consegue se expressar livremente e é incrível que estamos vivendo na mesma época que elas.”

Come Swim não é a estreia comum de uma atriz como diretora. É uma metáfora de 18 minutos sobre sentimento, a opressão esmagadora de um coração partido e sofrimento. Um homem está submerso, literalmente, por água em todos os lados. Stewart descreveu o filme como sobre “dor engrandecida” e diz que o cenário a assombrou durante quatro anos.

“Você não percebe quando você está se arrastando por essa água, você se sente muito sozinho,” diz Stewart. “Nós todos já passamos por isso. Mas quando está acontecendo, você sente como se não pudesse participar da vida.”

De muitos jeitos, Come Swim reflete sobre algo essencial sobre Stewart: ela é super alerta sobre seus arredores e suas emoções. É uma qualidade que provavelmente a ajudou a ser, sob os olhos de muitos, uma artista com sensibilidade viva e agitada.

“Eu sou tão sensível que fico louca,” diz Stewart. “É engraçado que o primeiro filme que eu quis fazer foi basicamente sobre alguém que fica, “Eu não entendo! É horrível!'”

Ficar por trás das câmeras também foi um jeito para Stewart ser o tipo de diretora que ela gosta – uma que favorece a descoberta ao invés de um controle pesado do roteiro.

“A pior coisa é quando a direção se torna correção,” ela diz. “É tipo: ‘Faz você então. Por que você está fazendo filmes?’ Eu não quero empacotar ideias e entregá-las.”

Come Swim, abstrato e impressionista, certamente não é isso. Para uma atriz que continua sendo chamativa para as bilheterias, seu filme está pouco preocupado com agradar as expectativas do público.

Agora, ela está tentando tirar mais tempo para dirigir – um desafio para uma artista que pula de projeto em projeto. Fazer Come Swim, de acordo com ela, é a coisa mais divertida que ela já fez em um set.

“Eu fiz filmes antes de assistir (muitos) filmes,” ela diz. “Então eu sabia o quão significativo era proteger algo tão precioso e jovem. Eu vi pessoas fazendo isso e parecia um compromisso de honra que todos compartilhavam e havia uma pessoa liderando isso. Quando um filme é muito bom, há uma perspectiva muito específica que todos ajudam, e eu sempre quis isso.”

Fonte | Tradução: Equipe Kristen Stewart Brasil