Em uma entrevista com o Los Angeles Times, Kristen falou um pouco mais sobre sua personagem Maureen no filme Personal Shopper, dirigido por Olivier Assayas. Kristen também falou sobre sua colaboração como diretora para a banda Chvrches para um projeto do Planned Parenthood. Confira a entrevista abaixo:

Kristen Stewart senta-se em uma cadeira e fixa seus olhos carregados de rímel em você. “A melhor atriz da nossa geração” – como declarou Oliveir Assayas depois de trabalhar com ela em Clouds of Sils Maria – estava sem calças cinco minutos atrás, mas agora está usando uma calça jeans justa e uma camiseta branca. Um delicado cadeado em um cordão de ouro que é parte do photoshoot que ela acabou de fazer.

“Ela é a pessoa mais solitária que eu já interpretei,” diz Stewart, se jogando em uma conversa sobre eu novo filme, Personal Shopper, e sobre sua personagem Maureen, uma personal shopper assombrada que passa seus dias indo de uma loja para outra para sua cliente famosa enquanto lidando com o luto da morte de seu irmão gêmeo.

É seu segundo filme com o diretor francês Assayas, um mero mostruário para a estrela de Crepúsculo que virou uma queridinha da arte, a qual a fama estratosférica deu a ela um ar místico, uma vez aberto e eternamente desconhecido.

Perdida entre os dois mundos, a personagem de Stewart no thriller psicológico é uma compradora de roupas de alta moda que passa seu tempo livre perseguindo o fantasma de seu irmão, desesperada para saber se existe algo no além.

“Existe essa realidade padrão onde todos concordam em viver uns com os outros; Ela não faz parte disso,” diz Stewart, cheia de uma energia supercafeinada. “E confie em mim, ela iria amar acordar uma manhã para tomar um café e ser completamente normal. Ela só tem essa preocupação com esses questionamentos que não tem respostas, e isso a leva a um ponto no qual ela não pode funcionar.”

Há alguns anos atrás, Stewart admite, esses tipos de paralisias existenciais costumavam mantê-la acordada a noite.

“Eu tive gostinhos desse tipo de debilitante de perguntas onde você pensa ‘Eu não tenho como saber com certeza de estamos sozinhos. Eu não sei o que vai acontecer comigo quando eu morrer. Eu não sei o que vai acontecer amanhã,’” ela diz.  “Mas você nunca, nunca vai. Eu tive crises de ansiedade onde eu fico: ‘Oh meu Deus, como podemos não saber nada sobre isso e continuar assim?”

Aos 26 anos, Stewart vive numa estranha realidade. Ela estrelou mais de 35 filmes, encabeçou uma franquia de U$ 3,3 bilhões, Crepúsculo, e foi destaque da lista da Forbes de atrizes mais rentáveis de Hollywood e se encontrou na mira dos paparazzis mais do que sua parcela pelo inicio da vida adulta.

Se alguém ganhou o direito de se proteger dos olhos que iriam perseguir sua vida privada, e talvez até mesmo sua alma, é Stewart.

“Eu estou constantemente contornando as pessoas,” diz ela, colocando sua cabeça para baixo, olhos e postura que ela adotou anos atrás, quando a fama apareceu em sua porta durante a noite. “Eu sou muito boa em evitar o olhar das pessoas, andando por qualquer espaço publico. Eu literalmente sinto consigo perceber quando há uma energia que deve ser evitada.”

Mesmo assim, mesmo em Los Angeles ela ocasionalmente encontrará um novo lugar onde ninguém se importa com quem ela é, bem, Kristen Stewart.

“Você entra em um lugar e pensa ‘Wow, isso é bom, ninguém vai… Comigo aqui – talvez eu até fale com alguém que não conheço!’” ela diz, rindo. “Você sente instantaneamente. As pessoas não são ruins em todos os lugares.”

Dentro e fora da tela Stewart tem cultivado uma confiança, como se estivesse se livrando da ansiedade auto imposta de ter que se proteger constantemente. Em entrevistas, isso se traduz no fato de que ela sempre está falando de uma forma não filtrada. Nos filmes, transmite a sensação de que cada desempenho é uma janela para a persona de Kristen Stewart.

“Em vez de tentar mostrar algo a alguém, revelar algo acidentalmente é muito mais interessante,” ela explica. “Eu sempre quero me preparar, me colocar dentro de parâmetros para que eu possa simplesmente perde-los, então é sempre eu. Eu não posso trazer nada além de mim.”

Assayas, que estreou seus dois filmes com Stewart na competição de Cannes, descobriu que ela era uma presença fascinante desde seus dias em Crepúsculo. Ele foi inspirado a escreveu a personagem Maureen, a heroína emocionalmente isolada de Personal Shopper, especialmente para Stewart depois de assistir a atriz perder-se durante a filmagem de Clouds os Sils Maria, onde ela interpreta a assistente de Juliette Binoche, uma atriz.

“Ela é única!” Afirma Assayas com um inglês carregado de sotaque francês, ligando de sua casa em Paris alguns dias antes da premeire de Personal Shopper em Los Angeles – onde Stewart apareceu com a cabeça completamente raspada e platinada.

“Eu a vi em muitos filmes, mas eu sempre tive o instinto de que ela poderia ir muito mais além,” acrescenta. “Eu tentei dar a ela a mensagem de que era OK correr, ser ela mesma, seguir os instintos. Ela tem essa combinação extraordinária de controle e liberdade. Eu não consigo pensar em uma atriz que tenha essa mesma combinação, e que saiba usar isso.”

Assayas ainda exalta o polegar de Stewart em uma sequência particularmente tensa de Personal Shopper, em que Maureen recebe uma mensagem misteriosa e é atraída para um jogo de gato e rato com seu remetente desconhecido.

“Mesmo as coisas que ela faz quando está digitando – ela está atuando,” diz Assayas, que filmou as cenas de Stewart digitando, em close-up, com um fantasma.

Stewart, diz ele, “está criando o filme comigo. Ela está inventando o humor do filme, ela está inventando o ritmo do filme – Eu estou a ajudando a afinar o filme, mas ela me segue e eu a sigo.”

Não é por acaso que Stewart ganhou seu poder como uma aclamada atriz de filmes indies, ela também está começando a dirigir, buscando dentro de si a inspiração artística. Seu primeiro curta, de 17 minutos, fala sobre amor e solidão e foi inspirado em um poema que ela vinha escrevendo por anos, processando experiências passadas e amores perdidos.

“Eu comecei a ler tudo que eu tinha escrito durante os quatro ou cinco anos. Eu percebi,” diz ela, “eu tinha escrito o mesmo poema repetidas vezes – Eu estava apenas tentando dizer a mesma coisa, mas com diferentes tons.”

Come Swim estreou em janeiro no Sundance Film Festival, onde Stewart se divertiu com os jornalistas que tentaram descobrir sobre qual de seus exes o filme se tratava.

“Eu tive três ou quatro relacionamentos públicos,” ela diz, rindo. “É sobre todos eles! Eu apenas somei todas as minhas experiências, então obviamente eu tenho algo a ver com essas coisas.”

A estreia de seu curta foi ofuscada duas semanas depois, quando Stewart apresentou seu monólogo de abertura como apresentadora do Saturday Night Live. Falando sobre a obsessão do presidente Trump com seu relacionamento com o ator Robert Pattinson anos atrás, Stewart fez uma declaração surpresa para Trump e para o mundo: “Eu sou super gay, cara.”

Stewart ri, apreciativa da recepção positiva que recebeu por se assumir durante o SNL, apesar de que ela não esconde seus relacionamentos com mulheres durante esses anos.

Ela pausa, procurando palavras para transmitir o único pesar por essa fala.

“Eu não gosto de termos gerais,” diz ela. “É muito simplificado. Teria sido menos efetivo ir até lá e falar: ‘Pois eu sou muito fluida…’ – você sabe o que eu quero dizer? Eu poderia ter dito ‘queer’. Talvez seria mais aplicável. Essa palavra significa tudo para o que não é completamente heterossexual.”

Talvez estivéssemos na beira de uma nova fase politicamente desenfreada para Stewart, que fica sabendo das novidades sobre Trump pelos alertas do CNN em seu celular, e no Sundance onde participou da Women’s March, protestando pela Main Street. Ela já dirigiu seu próximo projeto, uma peça musicalmente orientada com a banda Chvrches para o Planned  Parenthood.

“Eu estava pedindo para eles me deixarem fazer algo por um bom tempo,” diz ela animadamente. “Eles são tão bons. Eu acabei com uma história bem simples que destaca a causa de uma maneira doce, mas confrontante.”

No futuro de Stewart está uma biografia de Lizzie Borden onde ela contracenou com Chloe Sevigny como a mulher do infame machado, e o filme sobre JT Leroy onde ela irá interpretar Savannah Knoop, a mulher que se passou para mídia como uma sensação literária e depois revelou ser uma farsa.

“Eu espero que isso aconteça em breve,” diz Stewart. “É uma coisa tão louca que aconteceu com essa garota que faz algo só para se envolver e ter seu lugar no mundo, que se perde completamente e é alvo de críticas em massa…”

Primeiro, ela irá para Nova Orleans para filmar o novo filme de ação da Fox, Underwater, no qual ela interpreta a líder de uma equipe presa no fundo do oceano.

“É muito épico, se fizermos isso do jeito certo. É sobre um grupo de pessoas que se encontram em uma base implodida de petróleo da qual não podem sair,” diz ela, “mas é um grande filme e também funciona como uma peça de teatro, o que a torna mais interessante.”

E talvez, mais pra frente, outra reunião com Assayas?

“Mesmo depois de Personal Shopper eu sinto que há algo mais para ela,” diz ele. “Não tenho certeza de onde estão os limites. Acho que não existem.”

Stewart também torce por uma terceira colaboração. Ela, afinal de contas, carrega uma lembrança permanente de seu trabalho juntos na forma de uma tatuagem que ela sonhava para sua personagem em Clouds of Sils Maria, a qual ela tatuou em seu próprio braço antes de Personal Shopper.

“Eu pensei que se você colocar indicadores de uma vida pessoal sobre ela, você ficaria tipo: ‘Quem é você?’ Mas quando eu fui para casa e não a via mais lá eu pensei: ‘Ela é minha. Eu a quero!’” explica sobre a tatuagem, uma réplica da pintura Guernica de Picasso, a primeira pintura que a deixou sem ar na vida real.

“É o topo da pintura – um sol – mas nada sobre a pintura é iluminado,” ela explica olhando para a tatuagem. “O centro do sol funciona como uma pupila, mas a luz não está acesa. Apenas abra seus olhos.”

“Sempre vai estar escuro,”Stewart acrescenta, “se seus olhos estiverem fechados.”

Fonte | Tradução: Equipe Kristen Stewart Brasil