Durante o dia de divulgação de Equals, Kristen, Nicholas Hoult e o diretor Drake Doremus conversaram com o LA Times sobre o filme e muito mais. Confira:

Por um longo tempo, parecia que Kristen Stewart estava se escondendo. Por baixo de moletons e bonés. Dos flashes. Até sua voz, porque o silêncio não podia traí-la.

Lá atrás, quando ela era conhecida como a estrela dos filmes de ‘Twilight‘, a ideia de viver em um mundo sem emoções talvez poderia ter sido agradável para ela. Esse é o tema de seu novo filme, ‘Equals‘, que é sobre uma sociedade do futuro onde humanos foram proibidos de sentir porque sentimentos causam muita angústia física e mental.

Mas agora, aos 26 anos, Stewart repele a ideia de segurar suas emoções. Na verdade, é algo que ela geralmente não é capaz.

“As pessoas costumavam a pensar que eu era realmente sem expressão,” ela disse. “Mas eu compartilho até demais. Recentemente, eu estava vomitando antes de um desfile da Chanel em Pequim. Eu comi arroz frito ou algo que não estava bom. E quando eu cheguei, eu comecei a contar pra todo mundo que eu não estava me sentindo bem. Era a coisa mais nojenta, mas eu prefiro que pensem que eu sou nojenta do que pensarem, ‘O que tem de errado com ela? Ela está estranha essa noite.'”

Ela tirou sua mochila e entrou em uma cabine ao lado de Nicholas Hoult, seu co-star em ‘Equals‘, que estreou na sexta-feira. Drake Doremus, o diretor, sentou em frente a eles.

Stewart tirou seu boné e despenteou seu cabelo, que estava loiro platinado com as raízes escuras, propositalmente. Sua roupa era uma mistura de grunge com classe: meias de malha com tênis, um relógio da Chanel e lápis de olho preto borrado. Hoult, entretanto, chegou na noite anterior da Inglaterra e parecia com sono, como se tivesse qualquer coisa que estivesse a mostra na mala.

Em ‘Equals‘, os dois interpretam amantes. Apesar de seus personagens supostamente não sentirem nada, os dois são afetados pela S.O.S (Switched-On Syndrome), o que significa que eles são seres completamente emocionais com desejos sexuais, medo e tristeza. Quando eles começam a se apaixonar um pelo outro, eles devem manter seu relacionamento em segredo ou arriscar fazer um tratamento para S.O.S e ser restrito de emoções novamente.

O filme é como uma partida para Doremus, um naturalista indie que tende a retratar os dramas de um relacionamento bagunçado. Apesar de ‘Equals‘ novamente o encontrar trabalhando com jovens atores – seu filme de mais sucesso, ‘Like Crazy‘, de 2011, forneceu uma plataforma de lançamento para Felicity Jones e o falecido Anton Yelchin – também marca a primeira vez que ele explorou o mundo da ficção científica. O filme foi gravado no Japão e em Singapura e possui uma estética estéril e sem cor. E Doremus se manteve firme a um roteiro (escrito por Nathan Parker), apesar de ter trabalhado no passado somente com um esboço desconexo.

Apesar das mudanças, Doremus manteve seu processo familiar de ensaio, pedindo para Hoult e Stewart passarem uma semana fazendo exercícios juntos antes da filmagem começar. Alguns exercícios foram uma viagem: Em um, os atores tinham que encarar um ao outros por uma hora, não dizendo nada além de “olá”. O objetivo, o cineasta disse, era que os atores pensassem como seria ser uma lousa em branco.

“Foi sobre deixar as coisas nuas, o que é meio o oposto de como você normalmente aborda os filmes, tentando adicionar camadas e complexidade,” disse Doremus. “Não há uma história de base aqui, então, basicamente, nós tivemos que nascer de novo e começar do zero.”

“Essa foi a primeira vez que um diretor virou e disse, ‘Não faça nada. Faça menos,'” disse Hoult, que estrelou em ‘About a Boy‘ quando tinha 12 anos e desde então apareceu nos filmes de ‘X-Men‘ e ‘Mad Max: Fury Road‘.

“A parte difícil foi encontrar um lugar para a base de onde nós supostamente estaríamos começando,” Stewart entrou na conversa. “Eu estava muito próxima disso, especialmente naquela época, eu estava tipo ‘Vai doer tanto fazer esse filme se fizermos do jeito certo.’ Eu estava aterrorizada. Como nós poderíamos olhar para as coisas com olhos de bebê?”

Foi uma hipótese que o trio explorou durante o período de ensaios no Japão. O tema levou a discussões sobre namoro online (está causando a separação um do outro?) e a prescrição exagerada de remédios (estamos muito dormentes?).

“Eu tomava Ritalina e Dexedrine quando era criança, e ainda estou chateado com a minha mãe por isso,” Doremus relembra.

“Você já tomou Adderall quando adulto?” Stewart perguntou. Doremus negou.

“Desculpe,” Stewart continuou, “mas eu tomei Adderall uma vez e fiquei tipo, ‘Crianças tomam isso?’ É rápido, pra ser honesta. Eu estava em uma viagem na estrada e fiquei muito mal.”

Hoult, surpreso com a revelação dela, simulou pegar o gravador e jogar do outro lado do quarto.
“Não, tudo bem,” Stewart disse. “As pessoas podem saber disso. Eu já fiz – bom, esquece.”

Hoult, que também tem 26 anos, é bem mais quieto e mais cuidadoso com suas palavras do que Stewart. Os dois estiveram em relacionamentos de alto nível – Hoult com Jennifer Lawrence, Stewart com Robert Pattinson – mas o ator é mais cuidadoso sobre sua vida fora das telas.

“Eu me sinto protetor de qualquer coisa pessoal,” ele disse.

“Eu não falaria sobre quem eu faço sexo e como eu faço sexo a não ser que você seja meu amigo. Isso é estranho,” concordou Stewart, que também estrela ‘Café Society‘ de Woody Allen. “Mas então, ao mesmo tempo, eu encontrei um jeito de viver a minha vida e não sentir que estou escondendo nada. E eu acho que é muito aparente para qualquer pessoa que se importa – não que todos se importem. Mas eu acho que se você está acompanhando isso de algum jeito, é mais aparente que eu estou mais relaxada do que costumava ser.”

Ela parecia estar se referindo as fotos dos paparazzi em que aparece de mãos dadas e beijando mulheres como a cantora francesa Soko. Para alguém que costumava guardar sua vida pessoal tão ferozmente, tem sido uma mudança drástica de atitude.

“De alguma forma, conforme fui ficando mais velha, eu reordenei minha mente,” Stewart disse. “Eu fiquei melhor em avaliar as motivações das pessoas. Não é algo que eu tenho que ficar pensando muito, sobre o que eu compartilho e o que não compartilho. É uma coisa natural. Quando eu era mais nova, eu ficava tipo, ‘Você vai me ferrar.’ E agora eu fico, ‘Tanto faz. Você não pode.'”

Apesar de Hoult não estar tão disposto a compartilhar seus sentimentos com o público, ele gosta de ter uma vida emocional rica. Como Stewart, ele disse que acha a ideia de viver na sociedade de ‘Equals‘ assustadora.

“Eu me sinto mal as vezes e então coloco uma música e fico em uma situação ruim pelo dia,” ele disse. “Porque você tem que ter os baixos para ter os altos, não é mesmo?”

“Você acabou de dizer ‘Não é mesmo’?”
Stewart perguntou. “Você soou muito inglês. Você esteve em casa por um tempo?”

“Sim,” ele respondeu com uma risada.

“Eu concordo com o Nick, no entanto,” ela disse, completando o pensamento. “Eu não vou mentir e dizer que não tive momentos obscuros onde fiquei, ‘Não! Eu não quero sentir isso!’ Mas eu sei que isso não é verdade. Eu me sinto abençoada por colocar muito estoque no que eu sinto, e isso me levou a lugares bons. Como ele disse, você não pode ter os altos sem os baixos.”

Fonte | Tradução: Equipe Kristen Stewart Brasil