Nós já a vimos como a tímida Bella Swan em Crepúsculo e a lutadora feroz em A Branca de Neve e o Caçador, mas o último papel sério de Kristen Stewart mostra o quão versátil a atriz de 24 anos (e garota da capa de março de 2009) é. No novo filme indie Camp X-Ray dirigido por Peter Sattler, Stewart interpreta uma jovem soldada chamada Pvt. Amy Cole, que serve na Guantanamo Bay na esperança de fazer algo importante em sua vida. Embora os relacionamentos entre detidos e guardas sejam estritamente proibidos, ela inicia uma amizade com um empático e inteligente acusado de terrorista, interpretado por Peyman Moaadi. O filme questiona ideias de liberdade, culpa e humanidade de forma pensativa e provocante.
Embora este certamente não seja o primeiro filme independente de Stewart, ele definitivamente se difere dos papéis anteriores que ela teve em sucessos de bilheteria de Hollywood – e para entrar na mentalidade de Amy Cole, ela fez de tudo, até escreveu poesia pela perspectiva de sua personagem. Apesar que ela tem escrito poesia (ou “besteira” como ela chama) desde o ensino fundamental, esta é a primeira vez que Stewart usou expressamente a poesia para ajudar com sua atuação. “Especialmente por isto, eu escrevi várias coisas que era tão fascinantes que eu simplesmente tive que compartilhar com o Pete, e isso ajudou e foi bom compartilhar com eles,” ela diz. “Mas, mais do que isso, eu definitivamente tenho [a poesia] como uma saída séria, então se algo me afeta seriamente, então isso irá encontrar seu caminho em coisas que eu escrevo.” E, esperançosamente, seremos capazes de obter um vislumbre no que simplesmente passa na cabeça da atriz – ela diz que gostaria de publicar, eventualmente, um livro de sua escrita.
Embora o filme seja pesado tanto em assunto quanto temas, Stewart o vê como algo que todos podem se relacionar. “Eu amo o filme porque é tão refletido em alguém com quem eu podia ter frequentado o ensino médio, com alguém que só quer afastar o pensamento e apenas fazer a coisa certa,” ela diz. “Isso não é tão aberto a escolhas.” De qualquer forma, apesar do cenário único que o filme a coloca, a Pvt. Amy Cole é apenas uma garota tentando seu melhor no mundo onde a ambiguidade moral corre solta. Mas graças a dedicação dela a personagem e a exploração da poesia, Kristen Stewart conseguiu descobrir tudo dela, incluindo as perturbações interiores.
Fonte | Tradução: Ingrid – Equipe Kristen Stewart Brasil