Durante sua passagem por Cannes, Kristen conversou com o The Wall Street Journal sobre como foi interpretar Valentine no filme Clouds of Sils Maria de Olivier Assayas. A atriz também fala sobre o que ela quer fazer em seguida! Quer descobrir o que é? Confira a entrevista abaixo:
Na primeira cena de ‘Clouds of Sils Maria’, apresentado no final do 67º Festival de Cannes na última sexta-feira, a personagem de Kristen Stewart, Val, está claramente estressada. Enquanto o trem sacode no caminho para os Alpes suíços, Val faz malabarismo com seus vários celulares estridentes, reclamando da falta de sinal e tentando lidar com a enxurrada de mídias indesejáveis, diretores chatos e notícias dramáticas que vão mudar a sua agenda.
No filme, Stewart interpreta o papel de uma assistente pessoal discreta da encantadora Maria Enders, uma atriz famosa de quarenta anos, brilhantemente interpretada por Juliette Binoche. O trabalho de Val é organizar cada detalhe íntimo como ter certeza que Maria está na hora certa para experimentar seu vestido da Chanel até ajudar a atriz a memorizar as falas de seus scripts.
Altamente elogiada por sua atuação pelos críticos de Cannes, Kristen Stewart diz que ela está feliz por ter tido a chance de explorar o outro lado da fama com toda ambivalência e fascínio sobre as celebridades que o papel requeria.
“A razão pela qual esse filme foi feito não foi para fazer um anúncio sobre como a mídia pode ser superficial, mas foi muito divertido ser a que fala sobre isso,” diz Stewart. “Obviamente, eu tenho mais experiência com a mídia, então isso só torna mais engraçado.”
“Eu não tenho uma assistente pessoal agora,” diz a atriz, “mas eu tive uma no passado e eu definitivamente entendo a dinâmica. A diferença é que eu nunca tive uma relação tão dependente.”
Indo pelo o que Stewart tem visto na “vida real”, ela diz, houve momentos durante as filmagens que a atriz ensinou sua co-star, Juliette Binoche, para fazer sua personagem mais verdadeira. “Quando estávamos saindo do carro para andar pelo tapete vermelho, Juliette abriu a porta e começou a sair. Eu disse, ‘o que você está fazendo? Uma estrela nunca faria isso!’”
Em certo ponto do filme, a personagem de Stewart, Val, ardentemente defende a jovem estrela Jo-Ann Ellis (Chloe Grace Moretz), que irá interpretar a opositora de Maria em seu novo papel no teatro. Ao contrário do que diz os tablóides sobre a atriz, Val diz à Maria que não deveria julgá-la tanto.
“Ela não quer ser engolida pela máquina de Hollywood,” diz Val. Como é que Kristen Stewart conseguiu esquivar algumas das armadilhas da cultura das celebridades?
“Quando eu aceito um papel, eu realmente gosto de pensar e eu não ligo para o que as pessoas pensam dele depois. Eu realmente quero a experiência. Eu penso que um monte de atores – não os bons – são apenas produtos orientados, como é o negócio.”
“Os filmes americanos são tão empacotados e entregues,” ela continua. “Eles pensam para você. Como as histórias nos tablóides – elas são facilmente consumidas. Mas o que eu disse, eu amo filmes grandes americanos – são a minha base, onde eu cresci – e eu ainda quero fazê-los.”
“Kristen é tão poderosa e tem uma presença forte,” diz o diretor francês, Olivier Assayas. “Eu escrevi o papel nesse filme esperando que pudesse ser remotamente interessante para ela. Eu honestamente não pensava que ela iria fazer. Eu pensei que o assunto seria muito sensível, mas ela gostou da ideia.”
Stewart diz que ficou emocionada em aceitar um papel em um filme de Assayas depois de tanto tempo na seca. “Eu não fazia um filme por um longo tempo porque não me ofereciam nada que eu gostasse. Eu não trabalhei por dois anos.”
“Eu quero começar a dirigir,” a atriz completa. “Ainda está longe de acontecer, mas eu vou começar a andar ao redor e fazer curtas. Você aprende cometendo erros então isso é definitivamente o que eu quero focar em seguida.”