Apesar do barulho dos fãs e o tumulto das filmagens, o Rio será o cenário para apenas cinco minutos da trama de “A Saga Crepúsculo: Amanhecer”.
Por conta desses minutos, a RioFilme vai pagar cerca de R$ 850 mil para a produção do filme. Segundo a equipe da RioFilme, além de fazer propaganda turística do Rio de Janeiro e Paraty, a produção do longa vai deixar US$ 3 milhões na região e gerar 500 empregos diretos.
O acordo, que já havia sido combinado antes da chegada da equipe do filme, estimulou a vinda da equipe de filmagens para o Brasil e tem como contrapartida a inclusão de pelo menos duas cenas “de cartão postal” do Rio de Janeiro no longa. Detalhe: a cena do passeio na Lapa não existe no livro em que a história se baseia.
No livro “Amanhecer”, de Stephenie Meyer, o casal Edward (Robert Pattinson) e Bella (Kristen Stewart) viaja para o Rio de Janeiro após seu casamento, mas vai direto para a fictícia Ilha de Esme, uma ilha particular comprada pelo ‘pai’ de Edward, Carlisle, para a mulher, Esme, e vivem sua primeira noite de amor no local. As locações da ilha serão rodadas em Paraty, no litoral fluminense. Bella também acaba engravidando durante a viagem.