Depois de mais de 50 anos parece que uma versão cinematográfica do trabalho biográfico de Jack Kerouac ‘On The Road’ talvez seja feita e lançada para o público muito em breve.
LENDA, RUMOR E FOFOCA:
Tem tantas lendas e rumores sobre o filme ‘On the Road’ como tem sobre o livro de Kerouac! Uma lenda é que Marlon Brando originalmente comprou os direitos do filme com a intenção de interpretar ele mesmo Dean Moriarity. A propriedade definhou por algumas décadas até 1978 quando Brando fez ‘Apocalipse Now’ com Francis Ford Coppola e Coppola foi capaz de convencer Brando a vender os direitos e ele faria o filme algum dia. Uma história contrária a esta, está na Wikipédia que diz que Coppola comprou os direitos em 1980 de Gus Van Sant, mas como Gus Van Sant tinha só 28 anos em 1980, e já tinha feito sua marca no cinemas, nós temos certas duvidas. Outra história de um artigo de jornal diz que Coppola possui os direitos desde 1968.
Independentemente do que é verdade, nós sabemos que Francis Ford Coppola possui os direitos de fazer o filme por muito tempo. E francamente a maioria de nós que ama o livro e o legado de Kerouac e tem discutido a possibilidade de um filme por décadas teve grande consolo no fato do filme estar nas mãos cuidadosas de Coppola. Ele simplesmente parece ser o tipo de cara que faria o filme ‘direito’ ou ele não faria.
Muitos roteiros foram escritos nesses anos, um por Barry Gifford, um por Russell Banks, e um até pelo filho do Coppola, Roman. Nenhum foi aprovado. O problema parece ser exatamente como você traduz o história de ‘On the Road’ para um filme.
Daí vinha o jeito que Coppola queria fazer o filme. Rumor diz que Coppola queria atores desconhecidos, enquanto os estúdios queriam Johnny Depp, Brad Pitt, Colin Farrell – ou alguns nomes de peso, dependendo da década. Coppola queria preto e branco e os estúdios queriam colorido. Ninguém parecia saber por qual caminho isto estava indo e o filme simplesmente nunca foi feito.
E então veio ‘Diários de Motocicleta’. O roteirista Jose Rivera foi nomeado para o Oscar. O diretor brasileiro Walter Salles também ganhou elogios. Francis Coppola estava impressionado e percebeu que talvez tivesse achado sua equipe. Depois de tudo, ‘Diários de Motocicleta’ é sobre uma dupla de jovens percorrendo a América do Sul em uma Norton 39. ‘On the Road’ é sobre uma dupla de jovens percorrendo a América do Norte em uma Hudson 49. Hmmm…
Então, 5 anos atrás John Cassady e eu encontramos Jose Rivera enquanto estávamos passeando por Los Angeles no Mighty Beatmobile. John e sua família encontraram na seqüência Walter Salles e muitas outras pessoas envolvidas na produção. Eles até jantaram com Francis Coppola em sua vinícola em Sonoma e foram para casa com algumas garrafas que Francis os presenteou.
O caminho tem sido dificil nestes 5 anos. Financiamento imobiliário, queda no mercado de ações, dinheiro perdido, financiamento perdido, investidores perdidos. Parecia que o filme nuca ia ser feito. Mas as coisas mudaram.
As boas noticias é que parece que Francis achou seu caminho. IMDB diz que o filme será realmente filmado em preto e branco. Agora, se isto for preto e branco tradicional como ‘A Lista de Schindler’ ou provavelmente fazer algum tipo de tom ‘perto e branco’ no filme como cores lavadas como em “O Resgate do Soldado Ryan’, mas eu creio que as decisões dos diretores vão efetivamente melhorar a história e não dificultar isto.
Daí tem o elenco. Dean Moriarty será protagonizado por Garrett Hedlund que esteve em muitos filmes mas nunca em um papel principal. Jack Kerouc será interpretado pelo ator britânico Sam Riley, que recebeu criticas positivas por ‘Control’. E LuAnn Henderson (MaryLou) será interpretada por Kristen Stewart e Carolyn Cassady (Camille) por Kirsten Dunst.
Agora, tirando o fato da similaridade e relativos novos nomes de Kirsten e Kristen estar ligado a estragar algumas criticas do filme ( Eu tenho tropeçado nelas por semanas – “é Kristen Stewart ou Kirsten Stewart de ‘Na Natureza Selvagem?”) – Eu acho que a idéia de focar no poder da estrela da mulher principal é fantástico.
Os dois homens relativamente desconhecidos talvez sejam os que dirijam a Hudson 49 de Nova York a São Francisco, mas será o retrato das duas amáveis jovens esposas de Neal que levará o público para os cinemas. Toda adolescente americana sabe a diferença entre Kirsten e Kristen e arrastarão seus namorados para o cinema para ver a estrela de ‘Crepúsculo’ e a namorada do ‘Homem – Aranha’ independentemente dos garotos já terem ouvido sobre Jack e Neal. Escolhas inspiradoras, Walter. Parabéns!
Falando de Walter Salles, ele acaba de se encontrar com John Allen Cassady em Los Gatos algumas semanas atrás. Ela já mandou e-mail para Carolyn Cassady para discutir sobre as ideias dela para o retrato de Kirsten Dunst no filme, e ele e Garrett Hedlund pararam para ver John um dia para ouvir suas historias sobre seu pai.
Eu primeiro encontrei Garrett quando ele veio para o Beat Museum dois anos atrás. Ele foi o primeiro a ser escalado e francamente eu não falei sobre isto até agora porque ele me disse que era segredo, mas ele queria nossa ajuda na escolha de cada livro e filme que tivesse vestígios de informações de Neal. Ele e eu gastamos provavelmente uma hora andando pelo museu falando sobre o homem Neal Cassady e o protótipo que Kerouac criou. Eu achei Garrett muito atencioso e sensível, muito maduro e ligado na lugar de Neal na história. “Eu talvez não saiba muito sobre filmes,” eu disse, “mas tenho que acreditar que é um papel da carreira..” “Estou ciente disso,” Garrett disse, “e estou determinado a fazer isto direito.”
‘On The Road’ o Filme. Depois de todos esses anos!
As gravações começam em agosto em Montreal e Nova Orleans.
Fonte | Tradução: Raquel – Equipe Kristen Stewart Brasil