O site EW.com está com uma matéria super interessante sobre o figurino usado no terceiro filme. Tish Monaghan, responsável pelo figurino de Eclipse revela alguns segredos dos guarda-roupas:
Você quase viu Kristen Stewart de biquini.
Era isso que Bella estava vestindo no script original quando ela estava se despedindo de sua mãe, no sol. “Na verdade, o traje de banho não teria ficado bem, pois elas só estavam deitadas. Se elas fossem mergulhar em uma piscina, talvez” diz Monaghan.
“Eu simplesmente cheguei no diretor e disse, ‘Escuta, podemos fazer uma alteração?’ Eu acho que nós iríamos filmar na Flórida, mas nós filmamos em Vancouver. Não estava calor e queríamos deixar as atrizes confortáveis”.
Robert Pattinson queria usar calças de karatê para a seqüência de treinamento.
“Então nós demos umas calças de karatê, e é como a se a virilha descesse até os joelhos, e eu pensei, Ugh. Quem vai passar por isso? Porque tudo tem que ser aprovado pela Summit”, Monaghan diz. “Levamos uma amostra para eles, e eles adoraram as calças karatê. Quem diria? Fiquei surpresa.“
Na premiere, o povo gritou quando Taylor Lautner apareceu pela primeira vez com a camiseta preta.
“Foi quase embaraçoso. Eu me senti tão mal por ele“, Monaghan diz, com uma risada. “Eles estavam gritando ‘Wooooo’! Como em Lua Nova, ele vestiu um tamanho menor de camisetas da Gap ou da Banana Republic para enfatizar seu bíceps, apertando as mangas em torno dos braços. (Pattinson vestiu camisetas da Gap, exclusivamente). “Eram o que lhe vestiam melhor. Eles tinham as melhores cores.“
O Vestido de Casamento da Rosalie foi a estrela de uma cena deletada:
Para o flashback de 1930. o departamento de Monaghan alugou 2 vestidos e fizeram 2 cópias – um que ela estava usando quando foi atacada, e o vestido de noiva.
Infelizmente no filme, nós apenas a vemos chegando na porta. “Não tenho certeza porque a cena dela flutuando pelo o corredor foi cortada – talvez seja por causa do grande impacto de um elemento surpresa. A cena foi engenhosamente montada, Rosalie ficou no corredor, um vetilador fazia vento em seu enorme véu…”Riley tem ótimo gosto para as vítimas:
“A sensibilidade de todos os recém-criados, incluindo Riley, é que eles são catadores. Eles vão roubar pedaços de quem acharem. Riley por acaso encontrou alguém que estava vestindo uma jaqueta G-Star e um jeans bem legal“, disse Monaghan, com uma risada “Depois que ele foi transformado, eu só queria vesti-lo com algo contemporâneo. Nós quisemos fazê-lo novo e poderoso,que apesar da sensualidade, fosse sombrio. Encontramos esta jaqueta G-Star meio apertada, jeans apertado e uma bela camisa Paul Smith. E então teve uma outra alteração, depois disso, que era a mesma jaqueta e jeans meio marrom avermelhado, o que para nós foi importante, assim que ele entrou na batalha com os Cullens e os lobisomens, tivemos que separar os recém-criados dos Cullens pela a cor das roupas.
Tínhamos que ter certeza de que não houvesse qualquer confusão quando os corpos voassem pelo ar. Assim, com os Cullen, nós intencionalmente vestimo-os em preto, azul-escuro ou cinza escuro. Com os recém-criados, usamos tons de terra e cores mais vivas.“Há um pouco da antiga Victoria na nova Victoria.
“Por causa da transição de Rachelle Lefevre para Bryce Dallas Howard, decidimos que na primeira vez que vimos Victoria no filme, ela devera estar com as mesmas roupas que a Victoria antiga usou em Lua Nova. Apenas para que o público a identicasse, além de sua grande juba de cabelos ruivos.
Há tantas coisas que você trabalha tão duro, e que são apenas detalhes“, disse Monaghan. “Gradualmente, fizemos uma transição um pouco diferente para torná-la uma personagem da Bryce. Ela estaria seduzindo Riley, eu queria que fosse sombrio, mas sensual, porque ela tinha que tem atraí-lo.
Fizemos um top de renda preto com fecho de zíper, era em torno do seu pescoço, e você podia abrir o tanto que precisava. Um look romântico e punk. Ficou muito bom os cabelos vermelhos dela, e você podia ver que ela estava tentando encantar Riley”.Emmett usa cores mais leves do que os outros Cullens para mostrar os músculos.
“Absolutamente”, disse Monaghan, quando a perguntaram se esta teoria sobre da Old Navy estava correta. “Eu também sabia que o foco estaria nele em sua perseguição com Victoria na floresta, então eu só queria ter certeza de que ele se destacasse entre todos os fundos escuros.
Você provavelmente não vai notar, mas eu tomei uma decisão muito consciente dos movimentos dos Cullens através da paleta de cores. Eles estão com cores leves quando caçam a Victoria pela primeira vez. A próxima cena grande, quando eles estão com as suas roupas de treinamento, eles estão com tons médios. Então, quando eles têm a batalha final, é quando eu coloco preto, pois eu queria que eles fossem mais discretos”.Há muito trabalho em apenas segundos do filme.
Pegue o exército de recém-criado do Jasper (Jackson Rathbone, em um uniforme comprado de uma empresa de roupas, em que as roupas compradas são especiais, é como se ele tivesse com elas no deserto por meses), que treinou em seu flashback da Guerra Civil. “É tão rápido, mas para nós, que temos que fazer o trabalho e se preparar para essa cena, tanto como para qualquer personagem”, disse Monaghan.
“Eles eram catadores de 1800, então foi uma mistura de peças de vestuário que eles pegaram de exercítos diferentes, banqueiros, comerciantes, prostitutas.” A mulher que o transformou e que lidera o exército, está vestindo a jaqueta dele sobre a saia dela. “Isso foi apenas eu tentando mostrar a ligação entre os dois”, diz ela. “Para nós, é um desafio fazer todas estas ligações temáticas que faz com que nosso trabalho valha a pena. É importante fazê-lo, mesmo que ninguém note.“É preciso uma vila para construir uma vila.
O que a tribo Quileute vestida na época de 1700, antes da fotografia, foi outro desafio. Monaghan virou-se para enviar logs de exploradores que desembarcaram na costa do Pacífico e descreveram a jóia dos nativos, suas roupas de casca de cedro, e os seus cobertores de pêlo de cão.
Ela olhou para obras do artista Paul Kane, e visitou dois museus de arqueologia canadense com muitos artefatos indígenas de locais de sepultamento.
“Conseguimos tudo isso, e falamos: ‘Como vamos fazer isso ser mais barato?’ Porque achamos uma pessoa vendendo uma capa recriada de cedro na internet por US$ 25.000. Acabamos fazendo com o material utilizado no paisagismo. Nós pagamos US$ 25 por 150 metros”, disse Monaghan.
“Então, eu tinha toda uma equipe de pessoas para experimentar que fizeram uso de uma só vez. Fomos a um taxidermista e conseguimos os ossos. Nós fomos aos restaurantes e pegamos conchas de mexilhões. Fomos em outro lugar e pegamos conchas de madrepérola, que usamos para as jóias. Nós fizemos os chapéus de cestas de palha da Chinatown.
Nós usamos cobertores de lã e seda crua. Eu estava tão feliz com o resultado da recriação da tribo dos Quileutes em 1700. O trabalho foi espectacular, em 10 segundos de tempo na tela.”