A saga Crepúsculo – uma adaptação do conto adolescente de Stephenie Meyer sobre a abstinência adolescente entre o vampiro Edward Cullen e a humana, Bella Swan catapultou ela para um mega nível global. Para isso, Stewart está na lista de pagamento que muitas pessoas apenas sonham em ter, com reportagens sugerindo que ela tenha ganho algo em torno de 18 milhões de dólares no último ano.
Ela é jovem, rica e – se você acredita em rumores sobre ela e Pattinson – loucamente apaixonada. Então porque tão irritadiça? Nas premieres, Stewart aparenta estar pesada. Em entrevistas, parece que ela prefere passar a navalha ao invés de responder à pergunta mais inóqua.
Em uma recente viagem à Austrália para promover Eclipse, ela mostrou a hostilidade da fama que é claramente um peso em seu pescoço. Fotógrafos captaram sua raiva com expressões mal-humoradas, mais notável em uma foto tirada dela na sacada de um hotel em Sydney, com o cigarro na boca e ambas as mãos mostrando o dedo do meio.Enquanto isso, Taylor Lautner, parece lidar facilmente com essa atenção, sorrindo e conversando com os fãs enquanto Stewart amuada, irrita-se e tagarela com os fãs através dos dentes trincados.
“Você não vê as câmeras caindo na minha cara e as perguntas bizarras e intrusivas sendo feitas”, Stewart contou à uma revista britânica recentemente, “ou as pessoas estão caindo em cima de si mesmas gritando e tentando ganhar uma reação. Tudo o que você vê é um artista iluminado por um flash”.A coisa não ajuda quando ela relaciona ser rondada por paparazzis com uma agressão sexual: “É tão… as fotos são tão.. eu me sinto como se estivesse sendo estuprada. Boa parte do tempo, eu não consigo lidar com isso. É frustrante. Eu nunca esperei que essa seria minha vida”. Que pede a questão, porque ela se colocou nisso? Porque não sair?
Ela faz barulho sobre ir para Sydney para fazer faculdade (sua mãe Australiana nasceu em Queensland), e fala sobre querer uma vida normal, tendo um ano ou dois livre para “viver”.
Ainda no mesmo fôlego ela diz, “Eu não sei o que eu faria se não fosse fazer isso. Eu tenho certeza que encontraria alguma outra coisa. Essa coisa de atuar deixa você pode se ligar em outra coisa. Você pode escrever, porque você tem que se importar. Se eu não atuasse, eu definitivamente me manifestaria em outras áreas. Mas eu estaria devastada. Eu não espero parar”. Ainda, é fácil esquecer que ela tem apenas 20 anos. Imagine se tudo que você disse ou fez nessa idade fosse mostrado em milhares de sites de fofocas esperando por você para te afundar em qualquer oportunidade.Pattinson, cujo noivado com ele foi chamado de “besteria”, está sempre defendendo ela. “Uma grande franquia como Crepúsculo é assustadora, porque me coloca numa posição que eu terei pelo resto da minha vida. Então é importante me dar bem com meu parceiro, e Kristen é uma parceira perfeita”, ele disse. “Ela segura firme a barra, então eu também devo segurar”. A popularidade é tanta que esse ano, nos Estados Unidos, os nomes Isabella e Jacob e Cullen foram usados com significância entre os bebês.
Eles também geraram uma nova massa de super-fãs, os “Twihards”, jovens, adultos, ou seja lá quem for que acompanham cada passo e fazem de tudo para ver seus ídolos.
Com tudo isso em mente, foi com trepidação que eu conheci Stewart. Quando eu falei com ela, foi com emproviso, ao lado de Dakota Fanning, sua colega de elenco em The Runaways, a biografia da banda de rock só de meninas que cresceu com o sucesso rápido demais – e caiu com igual intensidade – nos anos 70. Stewart faz a jovem lenda Joan Jett, em uma preformace que é bem notória. Ela tem a pilha de Jett, rosnado e cara de não-mexa-comigo – muito como eu imaginei que um ator comportaria-se em pessoa. É algo como um choque, então, ver ela aberta e sociálvel. Ela ri bastante, algo que raramente faz em frente as câmeras.
O que mais, ela é bonita e não é mal-humorada. Vestindo calça jeans, uma camiseta preta e botas baixas, ela parece mais uma estrela de rock do que uma atriz que constantemente está desfila no tapete vermelho vestida com altas costuras.Stewart teve várias pausas para fumar e parecia como se ela não se importasse com o que iriam pensar dela. Assistindo ela, você percebe que ela desenvolveu uma parede em torno de si. Provavelmente porque ela precisou. “Parece mais louco sob outra perspectiva”, ela diz desmerecendo. “As pessoas pensam que nossa vida deve ser esse intenso frenezi com a mídia, e não é assim. É assim só quando estou trabalhando. Minha vida envolve coisas normais”. Er, não muito. Não existem muitas joves de 20 anos que comandam milhões de dólares, que cada passo é capturado pelos paparazzis ou que podem pegar um filme apenas por anexar seu nome a ele. Mas isso é uma tendência de Stewart. É óbvio porque Stewart e Fanning se relacionam com The Runaways – garotas lidando com a pressão da fama com uma jovem idade.
Diferentemente de Stewart, Fanning, 16, parece completamente não afetada com todo o trabalho. “É porque minha família não tem nada a ver com o show business”, ela disse, com pouca fatalidade. Stewart, ela adiciona, se tornou como uma mentora desde que atuaram juntas no Segundo e terceiro filme da saga Crepúsculo.
Mas o entretenimento está no sangue de Stewart. Seu pai, John, é um coordenador de palco e produtor de TV, enquanto sua mãe, Jules, é supervisora de script. “Eu cresci nos sets e sempre quis ter um emprego, porque era o que meus pais faziam, e era legal e engraçado”, ela diz. “Como criança, você pode ser apenas um ator, então é por isso que eu entrei nisso. Então eu desenvolvi um amor por isso depois dos 13 anos e começei a fazer outros projetos que eu realmente amei”. Tirando o fato de ter aprendido a atuar, é interessante notar o quanto ela parece desconfortável no tapete vermelho. Muito aparece ela parada para fotos como se estivessem lhe apresentando filmes de terror no Oscar. Mas isso não tem importância para Stewart. “As vezes quando estou nervosa, eu começo a tussir”, ela diz. “Eu não consego terminar o pensamento se eu não fizer isso. Isso pode frustrar as pessoas, mas eu fiquei orgulhosa de mim mesma naquela noite (do Oscar) – porque eu não caí nem nada parecido. É triste que as pessoas achem que ser tímido seja algo tão terrivel.
Ela certamente não se conforma com o que as pessoas querem que ela seja, talvez dirigidas pelo desejo de provar que ela é mais que uma atriz de franquia. Apesar de tudo, sua carreira desde cedo mostrou não sugerir estrelato, com seu foco em filmes indie.Sean Penn em “Na Naturez Selvagem” viu ela se segurar em oposição a Emile Hirsh e Catherine Keener. Pós-Crepúsculo, houve The Runaways, Adventureland (Férias Frustradas de Verão) e The Yellow Handkerchief – todos de pequeno orçamento.
Um dos seus primeiros trabalhos foi como a filha de Jodie Foster em Quarto do Pânico. Foster, mais do que a maioria, sabe sobre a experiência de lidar com a fama na idade jovem.Na after party da Vanity Fair pós Oscar, Foster fez uma linha reta para Stewart e uma foto foi tirada que disse mais do que as palavras poderiam: Stewart manteve os braços presos como se estivesse sendo punida, enquando Foster apontava o dedo sugerindo que ela estavesse passando um conselho.
E, de acordo com Stewart, “Ela disse, ‘Você sabe, você pode aprender uma coisa ou duas comigo. Nós devemos sair mais vezes.’ Eu pensei, ‘Verdade?’ Por hora, eu acho, Stewart está aproveitando uma folga até Novembro, quando ela começa a graver Amanhecer, o quarto filmed a saga Crepúsculo. “Os três passados for a pesados”, ela disse. “Eu não tinha planos a longo prazo, porque estava trabalhando muito. Eu aproveitarei meu tempo e procurarei algo pra fazer”. Considerando a pressão em cima dela, a jovem atriz merece umas ferias. Quem sabe, ela consiga encontrar um motivo para sorrir.