basehomeKristen Stewart nasceu em Los Angeles, California, nos Estados Unidos no dia 09 de abril de 1990. Filha de Jules Mann-Stewart (Supervisora de Roteiros) e John Stewart (Produtor de TV). Kristen é a caçula de 3 irmãos, sendo Cameron seu irmão biológico e Taylor e Dana seus irmãos adotivos. Foi registrada como Kristen Jaymes Stewart, que significa independente, decidido e com um magnetismo invejável. O significado astrológico da primeira letra de seu nome, K, diz muito sobre sua personalidade, a descrevendo como uma pessoa de muito poder, mas que não sente necessidade de viver anunciando suas qualidades para todos, sempre preferindo a discrição, tende a ficar quieta, observando e tomando suas próprias conclusões. É uma pessoa que se preocupa muito pouco com a opinião alheia, e dona de uma grande sensualidade, sabendo explorá-la muito bem.
Quando Kristen era pequena, sua família se mudou para o Colorado, onde ela viveu por vários anos antes de voltar para Los Angeles. Outra curiosidade sobre a atriz é que ela troca violão e guitarra desde os 9 anos de idade, e já chegou até trocar em um dos seus filmes (Into the Wild – Na Natureza Selvagem), mais hoje em dia afirma que só tem coragem de tocar para os próprios ouvidos.

Sendo muito tímida, Kristen não comenta muito sobre sua vida amorosa, o único relacionamento assumido da atriz foi com Michael Angarano, seu co-star em Speak (O Silencio de Melinda), que durou 4 anos (de 2004 a 2008), também existem boatos que a atriz namora seu atual co-star da Saga Crepúsculo, Robert Pattinson, mais nada foi confirmado pelos dois até o momento.

O gosto musical de Kristen varia muito conforme o tempo, mas algumas de suas bandas e cantores preferidos são: Camera Obscura, Bon Iver, Band of Horses, Florence + The Machine, Joy Division, Kings of Leon, Metric, Radiohead, The Smiths, The Stooges, The Strokes, The Velvet Underground, The Verve, Van Morrison, e é claro, Beatles e até algumas musicas da cantoras cantoras teens Miley Cyrus e Taylor Swift. Seus atores e atrizes favoritos são: Evan Rachel Wood, Kate Winslet, Jenny Lewis, Natalie Portman, Emile Hirsch, Robert DeNiro. E considera seus ídolos Jodie Foster e Mary Stuart Masterson.

Kristen tem como hobbies jogar golf e cozinhar, e quando se trata de comida, a atriz é viciada: Já assumiu passar o dia todo em frente a televisão assistindo Food Network (Canal de culinária americano). E seus co-stars não tem o que reclamar: A atriz cozinha no set de praticamente todos os filmes que faz. Garrett Hedlund, de On The Road, afirma que a sopa de tortilla que Kristen fez durante as gravações do filme é incrível! E o elenco de Crepúsculo então? Ganharam um super churrasco na casa da atriz, com direito a piccata de franco e um molho caseiro marinara que levou 6 horas para ficar pronto! Além, é claro, de ter preparado um almoço para sua entrevistadora da revista Vogue que foi capa em 2011, e no cardápio tinha: Sopa de Totilla com variedades, e sanduíches de carne de porco. Quem aqui quer almoçar na casa da Kristen hoje?.

Já quando o assunto é Moda, Kristen não tem muito a dizer, a atriz gosta mesmo do estilo básico para o seu dia-a-dia, que normalmente é composto de jeans e alguma camiseta velha (que ela rouba do irmão, Taylor!), mais também, Kristen não deixa a desejar em eventos, sempre sendo eleita como uma das mais bem vestidas em ocasiões especiais.

Sua carreira iniciou quando um agente notou seu desempenho em uma peça escolar natalina, em que ela cantava The Dreidel Song, quando ela tinha apenas oito anos de idade, e entrou em contato com seus pais, que ficaram inseguros de deixar a filha, tão pequena, entrar no meio artístico, mais por insistência da mesma, acabaram cedendo e deixando com que ela fizesse alguns testes. Começando com pequenas aparições em comerciais de TV, como o do carro da marca Porshe em 1999. Fez sua estreia em filmes também em 1999 como figurante em dois filmes “The Thirteenth Year”, como uma menina que esperava um suco no balcão de uma lanchonete, e “The Flintstones in Viva Rock Vegas” como a menina atiradora de argolas. A partir dai, sua carreira decolou, tendo como próximo projeto “The Safety of Objects”, de 2001, aonde Kristen interpretou Sam Jennings, uma moça cuja mãe era uma cantora problemática. Um ano depois, Kristen teve seu primeiro filme de sucesso: “Panic Room” (O Quarto do Pânico), em que fazia uma diabética, filha de uma mãe divorciada, Meg Altman, que foi interpretada por Jodie Foster, depois disso, Kristen conseguiu muitas boas recomendações.

Em 2004, Kristen teve o seu primeiro papel principal em “Catch That Kid” (Segurem Essas Crianças), no qual ela interpretou Maddy, uma menina que, com a ajuda de dois amigos, rouba o banco do estado para pagar um tratamento para o seu pai que está gravemente doente.

Também em 2004, Kristen teve o seu papel mais aclamado pela crítica, em “Speak” (O Silêncio de Melinda), filme baseado no livro de Laurie Halse Anderson que leva o mesmo nome. A sua personagem, Melinda Sordino, é uma brilhante estudante do primeiro ano do Ensino Médio que pára quase todo o contacto verbal após ter vivido um acontecimento traumatizante. Kristen ganhou ótimas críticas por conseguir, aos 13 anos, desenvolver brilhantemente o lado obscuro de Melinda. Embora a sua personagem tivesse poucas falas no filme e mais pensamentos sarcásticos.

Em 2005, Kristen interpretou Lisa, no filme Zathura, A Space Adventure (Zathura, uma Aventura no Espaço.), provavelmente o personagem mais conhecido para nós brasileiros depois de Bella Swan.

Em 2007, Kristen interpretou Tracy Tatro no tão aclamado filme “Into The Wild” (Na Natureza Selvagem), baseado
no bestseller de Jon Krakauer e dirigido por Sean Penn. O filme ganhou vários prêmios, entre eles, o de Melhor
Canção Original no Golden Globe Awards e Melhor Filme de Língua Estrangeira no Festival de Filme Internacional de
São Paulo.
Uma curiosidade que envolve esse filme é que ela conseguiu seu papel de Bella Swan por uma indicação
que Emilie Hirsh (Protagonista do filme) fez para Catherine Hardwicke (Diretora de Crepúsculo), e após isso Floria Sigismondi e Walter Salles assistiram o filme e tiveram a certeza que encontraram sua Joan Jett e Marylou,
respectivamente.

Em 2008, Stewart entrou em “Twilight” (Crepúsculo), saga na qual ela representa Isabella “Bella” Swan, uma garota normal que, ao mudar-se para a cidade do seu pai, apaixona-se por Edward Cullen, um vampiro interpretado por Robert Pattinson. O filme foi lançado em 19 de dezembro de 2008 e fez um sucesso estrondoso, fazendo com que Kristen ficasse conhecida mundialmente.

Em 2009 foi lançada a continuação do best-seller Twilight, o segundo livro New Moon, com a participação de vários outros novos atores e atrizes (como Dakota Fanning interpretando Jane) e a matilha de lobos ao lado de Jacob. Kristen continuou atuando como Bella Swan também na adaptação do terceiro livro da série, Eclipse, que estreiou no cinema em 2010. No mesmo ano, nós podemos conferir um dos filmes mais engraçados de Kristen na telona, Adventureland (Ferias Frustradas de Verão), aonde viveu Em, uma garota com problemas amorosos e que trabalha no parque de diversões aonde se passa a historia do filme.

Ainda em 2010, Kristen interpretou o papel da roqueira Joan Jett no filme The Runaways, que causou muita polemica pelo beijo gay que ocorreu entre Joan Jett e Cherie Currie (Dakota Fanning). Logo seguido pelo lançamento de Welcome to The Rileys, aonde interpretou Mallory, uma das personagens que ela considerou o mais importante e transformador que ela já fez até o momento.

2011 foi um dos anos mais marcantes para Kristen, começando com as gravações dos filmes ‘Amanhecer – Parte I‘ e ‘Amanhecer – Parte II‘ aonde, no segundo filme, finalmente vai interpretar uma vampira, conseguindo suas tão desejadas cenas de ação que sempre reclamou de não ter nos outros filmes. Depois de tirar férias de 4 meses, Kristen volta com tudo nas gravações de “A Branca de Neve e o Caçador“, aonde vai viver a personagem principal, Branca de Neve, em uma historia bem diferente de tudo o que você já viu. E, fechando o ano com chave de ouro, podemos contar com a estréia de “On The Road“, mais um dos filmes independentes de Kristen, que foi dirigido pelo diretor brasileiro, Walter Salles e baseado no best seller do diretor Jack Kerouac.

Em 2012 contamos com mais um ano importante para a carreira de Kristen, com três de seus filmes estreiando nos cinemas brasileiros (On The Road, Branca de Neve e o Caçador e Amanhecer – Parte 2), sendo que On The Road foi indicado a um dos mais importantes prêmios do cinema mundial: Cannes. Nesse ano Kristen ainda se despediu da Saga que a colocou nos holofotes do mundo, com o lançamento da última parte de Amanhecer.

Começando sua carreira muito cedo, Kristen teve que terminar seus estudos com um professor particular, se formando no Ensino Médio em 2009, durante as gravações de Eclipse. Coincidentemente, foi o filme que sua personagem durante 5 anos, Bella Swan, se formou.