Conversando com o AlloCiné antes de receber o Talent Award em Deauville, Kristen falou sobre seu novo filme, Seberg, sua posição política e Woody Allen. Confira:

Kristen Stewart será homenageada nesta sexta feira no Festival de Deauville com o Talent Award por sua carreira. Ela levou como oportunidade para promover seu novo filme, Seberg, sobre o drama vivido pela atriz Jean Seberg quando o FBI a perseguiu por apoiar o movimento Pantera Negra. Nós fomos uns dos poucos jornalistas a encontrar a atriz que agora é uma estrela do cinema americano, comercial e independente.

Por muitos anos, Kristen Stewart está fazendo filmes mais complicados. Desde Olivier Assayas para Ang Lee e Justin Kelly para Kelly Reichardt, ela planeja continuar nesse caminho. Lúcida, ela diz que não tem planos de carreira ou objetivos de longo prazo.

”Você precisa dar um passo para trás e contemplar a trajetória da sua própria vida. Eu não vejo meu progresso de um jeito global. Minha vida ainda não é uma história, sou muito jovem para isso!”

A atriz que ela ídolo adolescente está se tornando um novo ícone, que cresceu ao mesmo tempo que aquela geração de adolescentes. Como sua personagem em Seberg, a atriz se recusa a se esconder e opta por uma transparência completa em seu trabalho: ”Eu não quero fingir nada. Se algo não funciona ou acontece, eu não forço.”

Quanto a escolha dos assuntos de seus filmes recentes, eles são cada vez mais politizados. Lizzie é sobre o assassinato da família Borden, Seberg é sobre o sacrifício de uma mulher pelos direitos humanos, e JT Leroy é sobre uma autora posando como homem transgênero. Ela comenta, ”Eu realmente quero focar em experiências de sucesso, o que significa trabalhar somente com pessoas que possa haver uma conexão profunda e não forçar a si mesma com pessoas que você não quer trabalhar.”

A atriz não hesita em se envolver e garantir sua posição política: ”Não há igualdade de oportunidade nos Estados Unidos. A linguagem mudou, mas não é seguida por efeitos concretos. Muitas pessoas hoje em dia dizem, “Não, não sou racista, não odeio negros,” mas eles reconhecem suas experiências? A ideia de que você pode ter sucesso nos Estados Unidos se você realmente quiser é um ótimo conceito, mas é falso, e seria muito idealístico pensar que é verdade.”

Após alguns trabalhos menores, Kristen Stewart está seriamente considerando fazer seu primeiro longa metragem, The Chronology of Water, sobre uma jovem mulher descobrindo sua bissexualidade. Ela confirma que o projeto, anunciado em maio de 2018, não está abandonado. Novamente, a atriz avança, e não é depois de pensamentos cuidadosos que ela sente a vontade de tentar a aventura.

”Não é muito diferente do impulso que tenho como atriz quando escolho um filme. Estou sempre animada, é o que eu quero fazer desde que tinha cinco anos, então esse é apenas o próximo passo.”

As possibilidades são inúmeras e são facilitadas quando você é uma estrela desse nível.

Quando o Festival de Deauville anunciou que o filme de Woody Allen, A Rainy Day in New York abriria o evento, o debate entre os fãs do cineasta e os que querem boicotar seus filmes foi revivido. Questionada para comentar sobre a presença do filme de Allen no festival que a homenageia, Stewart respondeu sinceramente.

”Eu acho essa pergunta interessante, mas como você aprecia o filme do Woody Allen sem glorificar… (ela para). É difícil porque existem circunstâncias subjetivas. Nós não sabemos a verdade, ele não fez filme sozinho, ele fez com muitas pessoas, então eu não sei a resposta. Eu queria ter uma resposta mais fácil. É fácil ficar dividido com isso, o filme pode ser bom, mas você não quer glorificar alguém que não merece. É engraçado porque se houvesse uma resposta fácil, daríamos e não criaríamos esses momentos de tensão. Mas a discussão é sem resultado porque simplesmente não sabemos.”

Stewart não ficou abalada pela pergunta e ofereceu uma resposta sincera. Ela trabalhou com Woody Allen em Café Society ao lado de Jesse Eisenberg. A entrevista terminou. A atriz retornou para o palco em Deauville para receber seu merecido Talent Award. Ela será vista brevemente em As Panteras, dirigido por Elizabeth Banks. Seberg ainda não possui data de estreia.

Fonte | Tradução: Equipe Kristen Stewart Brasil