Durante a divulgação de Billy Lynn’s Long Halftime Walk, Kristen e o diretor Ang Lee falaram sobre o filme com o site The Courier Mail. Confira mais da entrevista onde Ang compara Kristen com o ator Heath Ledger e ela fala um pouco mais sobre Kathryn Lynn:

O diretor Ang Lee tinha visto apenas um filme de Kristen Stewart quando ele abordou a atriz para interpretar um papel crucial em seu drama revolucionário Billy Lynn’s Long Halftime Walk, sobre um soldado americano traumatizado que é homenageado como herói quando retorna da Guerra do Iraque. Não foi Crepúsculo.

A performance que gravou no subconsciente de Lee foi a adolescente de espírito livre que Stewart interpretou no drama de Sean Penn, Na Natureza Selvagem (2007).

Em termos de tempo de tela, aquele papel, filmado a maior parte uma década atrás quando Stewart tinha apenas 16 ou 17 anos, não acumulou muito mais do que uma participação especial.

“Me lembra de como Heath Ledger costumava trabalhar para mim,” diz Lee. “Se você o visse em um filme – como A Última Ceia – você apenas lembra dele. Ele era o núcleo emocional. Kristen me deu essa vibração.”

O impacto da performance de Stewart em Na Natureza Selvagem explica o sucesso da ex “criança de tablóide” e como ela se reinventou como uma atriz séria e independente no final da Saga Crepúsculo, que foi lançado em 2012.

A atriz já recebeu críticas sólidas por sua performance como Joan Jett em ‘The Runaways‘, Marylou em ‘Na Estrada‘, e Em Lewin em ‘Férias Frustradas de Verão‘. Após ‘Crepúsculo‘, no entanto, os críticos foram positivamente efusivos.

“Sensacional” foi o adjetivo que a Rolling Stone usou para descrever a performance de Stewart em ‘Acima das Nuvens‘, pelo qual ela se tornou a primeira atriz americana a ganhar um Cesar, o Oscar francês.

“O papel pede por um olhar dolorido, astúcia rara e timing cômico. Stewart acerta em cada nuance,” foi o veredito.

A atenção mais recente foi para ‘Café Society‘, de Woody Allen, pelo qual ela estrelou ao lado de Jesse Eisenberg, e foi ainda mais entusiasmante.

“Stewart é boa o bastante para quase fazer você desejar outra versão de ‘O Grande Gatsby‘ só para ela poder interpretar Daisy,” disse o Hollywood Reporter.

“Gloriosa” foi o resumo apaixonado do New Statesman por sua performance.

“Foi difícil, mas obviamente cada passo que eu dei me levou para esse ponto em particular,” Stewart contou ao News Corp Australia quando ‘American Ultra‘ foi lançado no ano passado. “E eu não mudaria isso. Não pessoalmente. Não profissionalmente. Nada.”

Com o benefício tardio, é o sucesso fenomenal de ‘Crepúsculo‘ que se destaca como aberração em uma carreira que abrange ‘O Quarto do Pânico‘ com Jodie Foster (2002), e o mais recente ‘Para Sempre Alice‘ (2014) com Julianne Moore.

Lee abordou Stewart para interpretar o papel da irmã de Billy Lynn porque ele precisava de uma atriz capaz de dar um grande soco em um curto período de tempo.

“É um papel furioso. Ela meio que representa a desintegração do sonho americano,” ele diz. “Não é um papel grande mas é importante; a emoção que fica em sua cena final. O filme não teve muito tempo para desenvolvê-la então é muito para pedir. Eu acho que ela entregou tudo. Ela tem o peso necessário e a intensidade e devoção.”

Para Stewart, que está atualmente namorando a cantora Annie Clark, mais conhecida como St. Vincent, a personagem funciona como a espinha dorsal do filme.

Ela abraçou o desafio mas “sem soar simplista, eu provavelmente teria feito qualquer coisa o Ang. Eu cresci assistindo seus filmes.”

Um incentivo adicional foi a decisão de Lee de empurrar os limites tecnológicos do 3D, filmando em 120 quadros por segundo, duas vezes o recorde anterior (O Hobbit: Uma Jornada Inesperada) e cinco vezes a velocidade normal de 24fps.

A tecnologia é tão inovadora que somente meia dúzia de cinemas no mundo terão a capacidade de exibir nessa forma.

“O jeito que está sendo capturado é tão avançado e eu queria ser a primeira a fazer parte desse novo processo,” diz Stewart.

Mas quando se trata de escolher papéis, a atriz insiste que ela não tem nenhum plano de jogo.

“Eu faço escolhas impulsivas em termos de histórias e pessoas que eu acho que posso ser capaz de trazer para a vida.”

Como o livro de Ben Fountain do qual foi adaptado, Billy Lynn se passa em um único dia em 2004. O pelotão da Guerra do Iraque do personagem principal será homenageado no show do intervalo do jogo do Cowboys no dia de Ação de Graças. Mas todos parecem ter suas próprias histórias heróicas na guerra, que são reveladas em flashbacks. E isso torna excepcionalmente difícil para o soldado traumatizado elaborar sua própria versão.

“Ele volta para casa como outro homem. Há uma separação enorme que acontece,” diz Stewart, que tem sua personagem preocupada com o bem estar de seu irmão. Ela tenta desesperadamente dissuadir ele a não voltar.

“Não é o melhor jeito de olhar para as coisas, foi uma guerra ridícula e sem sentido,” diz a atriz que interpreta Kathryn. “Vamos ser honestos, nós não sabíamos. Mas quando você coloca jovens meninos no meio disso, é importante para a nossa geração de cineastas contar essas histórias pessoais. Sim, é político. Mas ao mesmo tempo, é muito perto de casa, precisa ser explorado.”

Após filmar sete filmes, sem parar, nos últimos dois anos, Stewart tirou um tempo para “reabastecer o poço.” “Eu fiquei um pouco cansada,” ela diz.

“Minha agenda ficou muito cheia por um bom tempo… Eu acho que eu acalmei ao invés de tirar folga.”

Durante esse “tempo mais calmo”, ela escreveu e dirigiu o curta ‘Come Swim‘, que está atualmente nos estágios finais da pós-produção.

“Eu nunca fui tão feliz fazendo algo,” ela diz. “Foi muito divertido. Eu não vejo uma grande diferença entre atuar e dirigir, é meio que o próximo nível da minha vida e eu me sinto com sorte de poder explorar isso agora.”

Durante a pausa para o Natal, Stewart pretende começar a desenvolver seu primeiro longa-metragem. Mas por enquanto, ela está filmando o suspense psicológico ‘Lizzie‘, baseado no famoso assassinato na família Borden em 1892, em Savannah.

Chloe Sevigny interpreta a personagem titular. Stewart interpreta a jovem empregada com quem ela tem amizade. Após isso, a atriz de 26 anos está aberta para ofertas.

“Eu vou apenas manter minha cabeça baixa e ficar calma,” ela diz. “Não há nenhuma rima ou razão pela qual as coisas caem no seu colo, o que se torna a história que você quer contar. Eu não tenho nada além do meu instinto para me guiar e não me decepcionou até agora. Então por enquanto, eu não tenho grandes planos. Só vou seguir em frente.”

Fonte | Tradução: Equipe Kristen Stewart Brasil