O diretor de Clouds of Sils Maria, Olivier Assayas, comentou um pouco sobre Kristen e seu papel no filme em duas entrevistas. Confira os trechos abaixo:

(Metro US) No entanto, Kristen Stewart não está atuando como Kristen Stewart. É mais como sua assistente pessoal. 

Mas você sempre tenha em mente que Kristen Stewart interpreta uma pessoa que é completamente diferente de sua pessoa. E em algumas cenas, tem a ironia de Kristen comentando sobre si mesma, o que é parte da diversão.

Ela tem uma grande presença na tela que nem sempre é usado.

Kristen é incrível. Você teria que ser cego para não ver isso. Mesmo no filme mais pequeno, ela simplesmente se destaca. Eu me lembro de vê-la em “Into The Wild” e ela apenas pulou para fora da tela. Foi como ”Quem é essa garota? Ela é ótima.” Eu não tinha ideia de que ela iria crescer para coisas maiores. Eu não tinha ideia de que iria trabalhar com ela.

(Slant Magazine) Escalando Juliette como Juliette, em termos de como o público a vê, é como uma de lista de discussão na hora de escalar o elenco de seus filmes. Asia Argento ou Kim Gordon, por exemplo, em Boarding Gate, ou Maggie Cheung em Irma Vep. Eles tem sua imagem de celebridade, o que você usa para um efeito em todos os seus filmes. 

Sim, tem sempre sido um segundo plano. Aqui mais do que outros, é na linha da frente. É basicamente o assunto do filme. Mas eu não tinha percebido até o final do processo: O fato de que estava usando Juliette como Juliette. E em seguida, isso de alguma forma contaminou todo o filme. De repente você estava olhando para Kristen como Kristen e Chloe interpretando alguém que ela não é, mas poderia ser. Você sabe, é um filme onde você sempre tem que manter contato com qualquer coisa que você saiba desses indivíduos, esses atores.

Você disse que originalmente você pensava em escalar Kristen para o papel de Chloe. 

Nós meio que imos para frente e para trás nas duas partes. Mas acho que a melhor abordagem foi usá-la como Valentine.

Você não a colocou em uma parte onde você poderia dizer “Oh, tem alguns aspectos de Kristen lá”, mas em uma parte que a força comentar basicamente sobre si mesma. Ela tem essa fala sobre a personagem de Chloe: “Bem, pelo menos ela não é uma celebridade antisséptico…” 

Certo, sim, exatamente.

É a percepção do publico, dela ser uma pessoa indiferente, porque ela não se encaixa em uma definição de ”estrelinha”. 

Certo, e essas são as atrizes que me sinto atraído para trabalhar com e acho interessante.

Fonte | Tradução: Ana Paula – Equipe Kristen Stewart Brasil