Olivier Assayas, diretor de Clouds of Sils Maria, falou recentemente com o CineforumWeb sobre Kristen e sua personagem no filme, Valentine. O diretor também revelou qual outra atriz estava cotada para o papel! Confira:

Neste ponto, é natural questionar à Kristen Stewart e sua personagem Valentine, a mais ambígua e evasiva do filme. Como você escreveu uma figura tão fugaz e indefinida, capaz de desaparecer da cena, mas ao mesmo tempo deixar a marca indelével da ausência, o mistério?

Todos os personagens em Sils Maria foram escritos de um jeito muito preciso mas ao mesmo tempo modificado por seus atores. O papel de Valentine foi inicialmente desenvolvido para Mia Wasikowska – e eu tenho certeza de que ela faria muito bem – mas quando Kristen assumiu (que para ser honesto era a escolha inicial, então ignorada por várias razões e voltou em evidência no momento em que Mia foi forçada a desistir do filme para lidar com problemas de outra produção…) então tomou uma nova forma. A ambiguidade da personagem obviamente tem a ver com o que eu escrevi, mas também com a interpretação de Kristen: ela é apropriada em um jeito sutil e inteligente e eu me limitei a sugerir a interpretar uma personagem tão pragmática e quase brutal, mas também carinhosa. Para mim, foi importante sentir simpatia por Valentine porque a identificação do espectador sobre ela é essencial. A identificação de Sils Maria move constantemente, passa de um personagem para o outro, mas Valentine é privilegiada; em um momento eu me sinto mais próximo da personagem dela do que de Juliette, apesar da diferença de idade. O que me interessou no desaparecimento dela foi esse eco, essa ressonância: Valentine desaparece da cena, mas por causa disso no final do filme, o espectador pode continuar a pensar nela como ela apareceu… é exatamente isso que acontece!

Fonte | Tradução: Mari – Equipe Kristen Stewart Brasil